Esperança de desenvolvimento com o Projeto de Irrigação de Paulo Afonso

Os Perímetros Irrigados são sempre uma esperança de desenvolvimento sócio-econômico regional. Confira esta expectativa conforme divulgado no blog "Pensar Grande" do dia 3 de Agosto de 2009, em texto da AGECOM. (http://pensargrandeilheus.blogspot.com/2009/08/projeto-de-irigacao-de-paulo-afonso.html)


Projeto de Irrigação de Paulo Afonso

O Projeto de Irrigação de Paulo Afonso é o ponto de partida para o desenvolvimento da agricultura irrigada da região e para o crescimento econômico do município. A afirmação é do gerente do Distrito Irrigado de Paulo Afonso (Dipa), entidade que administra o projeto, Arquimedes Ferreira Farias, empolgado com a perspectiva de ampliação do projeto da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Superintendência de Irrigação (SIR).

O projeto tem uma área total de 780 hectares, dos quais 390 irrigados, atendendo a 130 famílias de agricultores, podendo chegar a 500 hectares irrigados. Mas de acordo com o engenheiro agrônomo Arquimedes Farias, Paulo Afonso tem potencial para 20 mil hectares irrigados, “o que pode impulsionar sua economia, gerando emprego e renda”.

Em visita ao projeto, na semana passada, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, se reuniu com agricultores e líderes comunitários no distrito de Baixa do Boi e fez a entrega de um trator e uma batedeira de feijão para uso comunitário das famílias atendidas pelo projeto de irrigação, fruto de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Ele anunciou também a celebração de convênio com o Dipa para a automatização da partida das bombas do distrito de irrigação, que é feita manualmente. “Essa iniciativa vai otimizar a operação, diminuir os custos e baratear a oferta de água”, disse o secretário, afirmando que vai analisar as possibilidades de ampliação do projeto “para atender a um maior número de agricultores”.

Muniz colocou a pasta que comanda à disposição dos produtores da região para articular com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste investimentos na região e afirmou que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) pode designar técnicos para treinar e capacitar os agricultores no sentido de acessar os créditos e programas do governo federal, a exemplo do Mais Alimentos.

“Através desse programa, o agricultor familiar pode acessar créditos de até R$ 100 mil, podendo financiar desde um facão até um trator. E as condições são favoráveis: três anos de carência e sete anos para pagar, com juros de 2%”, explicou o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características