INVERNO CHUVOSO NO NOROESTE PAULISTA

Nessa semana choveu 69,6 mm após uma estiagem de 37 dias sem registro de precipitação superior a 10 mm, já caracterizando um inverno atípico, chovendo mais do que o esperado.

Ontem, sexta-feira, de acordo com os sensores operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, foram 16 horas de chuva em Ilha Solteira, totalizando 58,9 milímetros, elevando o total do mês de agosto para 69,6mm, sendo que com base histórica, em medições desde 1967, o esperado seria chover apenas 23mm.

Até o momento em Ilha Solteira, região noroeste paulista, choveu 829,6 mm e para o período eram esperados 767 mm, confirmando as condições climáticas atípicas nesse ano. Na quinta-feira as 4:25 horas a intensidade da chuva chegou aos 36,6 mm/h, sendo o período de maior intensidade.

O excesso de chuva acaba prejudicando o trabalho de muitos produtores, os cafeicultores por exemplo, estão tendo dificuldade para colher e secar o café, em conseqüência disso os grãos acabam perdendo sua qualidade, o que diminui os ganhos do produtor.

Já a temperatura caiu, hoje as 7:10 h os sensores da UNESP registraram 12,6°C, valor mínimo da semana. A média do mês de agosto está em 23,5°C.




MARINÓPOLIS

Também no noroeste paulista, Marinópolis registrou um total de 68,1mm de chuva em agosto, sendo que somente ontem, quinta-feira, choveu 55,4mm.

Em relação à temperatura, em 11 de agosto a temperatura chegou em 6,3ºC, mas a média deste mês de agosto está em 22,8ºC, com mínima ontem de 16,9ºC e média do dia fechando em 19,5ºC.

SERVIÇO:

Área de Hidráulica e Irrigação: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Dados históricos do clima: www.agr.feis.unesp.br/clima.php
Clima Ilha Solteira em agosto de 2009: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_ago09.htm
Clima em Marinópolis em agosto de 2009: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/mari_ago09.htm
Análise climática do noroeste paulista: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/parque_aquicola_agroclimatologia_noroeste_sp.pdf
Trabalhos técnicos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira:
http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características