IRRIGAÇÃO EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO

Nossa Terra, Nossa Gente tem água para beber e irrigar a plantação - Inauguração do Sistema de irrigação e da água potável no Assentamento Nossa Terra, Nossa Gente, em Pontes e Lacerda

“Deus abençoe esse líquido precioso que agora não nos faltará mais”. Foi com esta frase que o presidente da Cooperativa Nossa Terra, Nossa Gente, José Silveira de Matos, inaugurou os sistemas de irrigação e de água potável que beneficiarão o assentamento composto, atualmente por 48 famílias. O sistema produzirá 28 mil litros de água por hora. “Isso nos dará oportunidade de produzir durante a seca”, acrescentou.

A implantação dos dois sistemas foi uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), prefeitura de Pontes e Lacerda, Câmara dos vereadores e outras entidades. “Esta inauguração não é apenas mais uma festa, mas mudará a vida das pessoas. Possibilitará a produção de mais alimentos. O excedente pode ser comercializado. Isso vai melhorar a renda destas pessoas”, frisou o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, que na ocasião representou o Governo do Estado.

Geni Soares, que mora há seis anos no assentamento garante que a partir de agora as roupas ficarão brancas. “Quando tínhamos que lavar com água do poço ficavam todas amareladas. Além disso, é muito importante ter água boa pra beber. Antes tínhamos que caminhar mais de 400 metros para buscar água limpa”, conta.

Assim como Geni, Edna Maria Santana também comemora a chegada da água no assentamento. Na opinião dela, o mais importante é poder produzir frutas, legumes e verduras durante todo o ano. “Isso gera uma renda a mais para nós”. Ela conta que o assentamento tem terra boa e as famílias produzem frutas, verduras, legumes e vários outros alimentos.

Orgulhoso o prefeito de Pontes e Lacerda, Newton Miotto, conta que o assentamento Nossa Terra, Nossa Gente é um exemplo para o Estado. “As 48 famílias assentadas continuam trabalhando. A produção deste assentamento é muito importante para a alimentação da nossa população”, ressalta.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, ressaltou que com o sistema de irrigação o assentamento não terá queda na produção no período de estiagem. "Os produtores já comercializam o resultado do trabalho deles na região. Com a irrigação essa produção e comercialização será garantida o ano inteiro e isto vai melhorar a vida deles e contribuir para a economia da região e por consequência do Estado". O secretário também salientou o fato dos sistemas de água para irrigação e potável serem independentes, o que garante água potável para o consumo humano, que precisa de um tratamento diferente da água destinada para a plantação.


Fonte: ELAINE PERASSOLI, Assessoria-Sicme, O Estado MatoGrossense On-Line, 07/08/2009. http://www.oestadaomatogrossense.com.br/noticia.php?id=9467

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características