RENATA DA SILVA MOURA - APRESENTAÇÃO

Meu nome é Renata da Silva Moura, e sou formada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (2008), Campus de Ilha Solteira. Atualmente sou aluna do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com ênfase em Sistemas de Produção, na mesma unidade na qual me formei.

Faço parte da Área de Hidráulica e Irrigação sob Orientação do Professor Fernando Tangerino desde a época da graduação, e este período resultou no meu trabalho de conclusão de curso, cujo título é “Caracterização fisiográfica e regionalização de vazão na microbacia do Córrego do Boi, Aparecida d’Oeste, SP”.

Ainda na Graduação trabalhei com qualidade da água e o trabalho "Monitoramento da qualidade química da água para fins de irrigação no Córrego Três Barras, Marinópolis, SP" ganhou o Prêmio de melhor trabalho em Iniciação Científica na Área de Gestão dos Recursos Hidricos, Saneamento Ambiental, Topografia e Sensoriamento Remoto no XXXVI CONBEA - Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola realizado na cidade de Bonito - MS.

Sou Bolsista de Mestrado do CNPq e meu projeto tem como finalidade realizar o monitoramento mensal da disponibilidade e da qualidade da água na microbacia do Córrego do Ipê, localizado no município de Ilha Solteira, Estado de São Paulo.

A microbacia do Córrego do Ipê é considerada pelo Plano Diretor como uma Zona de Interesse Estratégico por conviver com uma multiplicidade de interesses listados a partir da nascente do leito principal, como por exemplo:
  • - Nascente desmatada, com cana a montante e com presença de coliformes fecais na água, provavelmente pela presença de fossas e animais;
  • - Área urbana sem estruturas de contenção de água das chuvas e desprovida de rede de esgotos;
  • - Represa utilizada para lazer localizada em clube recreativo;
  • - Leito totalmente assoreado totalmente tomado de macrofita da espécie Tipha sp (taboô);
  • - Ausência de vegetação ciliar;
  • - Presença de duas represas que seriam as principais fontes de água para a irrigação dos assentados do INCRA estabelecidos na margem direita da Rodovia, observando também a total ausência de matas ciliares desde as nascentes dos córregos que abrigam as represas;
  • - Área de expansão da cidade;
  • - Local para a implantação do “Cinturão de Amortecimento da Biodiversidade”, buffer verde, com recomposição ciliar que seria estabelecido no entorno da cidade, previsto no Plano Diretor.
Assim, considerando os aspectos estratégicos da microbacia, o monitoramento hídrico desde já pode subsidiar estratégias e ações que contribuiriam para reverter à situação atualmente encontrada em busca de uma melhoria sócio-econômica e ambiental.

Acima, próximo a nascente com elevada concentração de ferro na água e abaixo a represa utilizada para lazer e já apresentando sinais de fadiga no extravasador na margem direita.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características