NÃO CHOVE HÁ 34 DIAS EM ILHA SOLTEIRA

O Noroeste Paulista já está com 34 dias sem chuva, sendo a última precipitação em 17 de julho com 18 milímetros, insuficiente para amenizar o déficit hídrico.

Na área agrícola, só é contado dia de chuva quando se tem mais que 10 milímetros, pois volumes melhores somente ajuda no conforto térmico e foi o que aconteceu em 24 de julho, quando os sensores da estação agrometeorológica operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, registro em Ilha Solteira a chuva de 5,6mm, seguido de mais a precipitação de 1,5 mm no dia seguinte.

No ano até o momento choveu 760 mm na região e segundo dados da UNESP a média histórica esperada até o final de agosto é de 767 mm. No mês, com base nos dados, são esperados 23 mm.

Um mês seco com uma evapotranspiração média é de 4,0 mm por dia contribui cada vez mais para acentuar o déficit hídrico nos solos da região. Portanto, se faz necessário o uso da irrigação na agricultura para se obter maiores produtividades.

A umidade relativa média é de 53,9%, a mínima ocorreu no dia 7 e chegou aos 15,5%. A baixa umidade do ar é característica dos meses de inverno, que é o período de maior ocorrência de problemas respiratórios na população.

O clima está ameno, com temperatura média de 23,8°C, a máxima chegou os 35,6°C nos dias 6 e 7 de agosto, e a mínima ocorreu no dia 11.

Pastagem irrigada por aspersão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características