NOVAMENTE BAIXAS TEMPERATURAS NO NOROESTE PAULISTA

Nesse inicio de semana a temperatura voltou a cair após a chegada de uma frente fria no noroeste paulista. Em Ilha Solteira, a segunda-feira, dia 10 de agosto, amanheceu com 13°C, mas as 07 horas da manhã desta terça-feira a temperatura chegou a 11ºC, conforme registrou a estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

A temperatura média do mês de agosto está em 23,2ºC, inferior a média histórica para o mês que é de 24,4ºC, ainda que se tenha registrado no dia 06 a temperatura de 35,6ºC.

A umidade relativa média em agosto está em 53,8%, mas valores muito baixos tem sido observadas na região trazendo alguns problemas respiratórios, como em 07 de agosto que chegou a 15,5% facilitando a dispersão de poluentes e diminuindo a eficiência dos sistemas de irrigação quando operados durante o dia.

A evapotranspiração média do mês de agosto está em 4,0 milímetros por dia, exatamente igual a média histórica, mas com o longo período de estiagem, o déficit hídrico é elevado e o uso de sistemas de irrigação para manter a qualidade e produtividade das culturas é obrigatório. Evapotranspiração é a quantidade de água que deve ser aplicada às culturas para repor as perdas por evaporação do solo e transpiração das plantas. Na média, pastagens na região noroeste paulista precisam receber 40.000 litros de água por dia para cada hectare plantado.

De acordo com o Professor Fernando Tangerino, “deve-se dar preferência ao uso da irrigação no período noturno, porque além de tarifas menores, a umidade relativa mais alta a noite e ventos médios menores, aumentam a eficiência da aplicação da água, garantindo mais água ao solo à um menor custo e preservando ainda o meio ambiente”.

Em agosto nada choveu e o previsto para o mês com base nos dados históricos seria apenas 23mm. Até momento choveu na região 760mm, muito próximo à media histórica de 767 milímetros.

Neste mês de agosto o vento predominante é de nordeste (60º em relação ao norte) com média de 5,4km/hora, considerado calmo. Já a insolação, que o número de horas de brilho do sol, em agosto está com média de 8,0 horas por dia.



SERVIÇO:

· Área de Hidráulica e Irrigação: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

· Dados históricos do clima: www.agr.feis.unesp.br/clima.php

· Clima Ilha Solteira em agosto de 2009: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_ago09.htm

· Análise climática do noroeste paulista:
http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/parque_aquicola_agroclimatologia_noroeste_sp.pdf

· Trabalhos técnicos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira:
http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características