TREINAMENTO EM GEOESTATÍSTICA

Os componentes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começam a semana em treinamento.

Bolsistas de Iniciação Científica (Graduação), Mestrado e Doutorado estão nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, tendo a satisfação de contar com o Dr. Rafael Montanari que está ministrando por 8 horas o Curso Básico de Geoestatítica com o Uso de GS+ e Confecção de Mapas de Krigagem Utilizando o Surfer.

Cada vez mais empenhada no monitoramento da qualidade e disponibilidade da água para fins de irrigação e agricultura irrigada, o uso de sistema geográfico de informação e ferramentas de geoestatística é uma necessidade.

Presentes no curso estão Fernando Braz Tangerino HERNANDEZ, Flávio Gomes de ANDRADE, Gustavo Cavalari BARBOZA, Lilian Fernandes MACHADO, Paulo de Tarso Pizarro SILVA, Renata da Silva MOURA e Renato Alberto Momesso FRANCO. Como convidada temos também a aluna de Mestrado Máila Terra GIOIA.

Desejamos que todos possam usar os conhecimentos que lhes serão transmitidos ao longo do dia para a modernização efetiva da nossa agropecuária. Afinal, quemplanta tecnologia, colhe produtividade e por extensão, o desenvolvimento sócio-econômico.

Também não poderíamos deixar de agradecer o apoio e voluntarismo do Dr. Rafael Montanari, que prontamente aceitou o nosso convite.

Para saber mais, temos como sugestão de leitura o trabalho de MONTANARI et al (2005) intitulado
Forma da paisagem como critério para otimização amostral de latossolos sob cultivo de cana-de-açúcar, Análises Estatísticas no Excel - Guia Prático de José Ivo Ribeiro Júnior (UFV, 2005), Análise espacial de dados geográficos (EMBRAPA - CPAC, 2004) e Introdução à Agricultura de Precisão: Conceitos e Vantagens (Mauro Tschiedel e Mauro Fernando Ferreira).

O SURFER é uma software da
Golden Software e o GS+ foi desenvolvido pela Gamma Design.










Comentários

  1. Uma característica fantástica do LHI é buscar sempre oferecer oportunidades como está de somar novos conhecimentos aos seus membros. É uma pena que desta vez eu não pude participar, conto com a próxima, abraços a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características