VENTO FORTE EM ILHA SOLTEIRA TROUXE PROBLEMAS DE INFRA ESTRUTURA

O mês de julho de 2009 foi marcado por vento de grande intensidade atingindo Ilha Solteira no dia 23 - uma quinta-feira - quando as 12:23 horas ventos com velocidade de até 52,8 kilometros por hora atingiram a nossa cidade.

Rapidamente a temperatura do ar abaixou e simultaneamente ocorreu a elevação da umidade do ar e o vento acabou fragilizando uma estrutura experimental da UNESP que derrubou os cabos de energia e da rede lógica da UNESP que levava a telefonia e Internet até o Campus II e o Departamento de Engenharia Elétrica, deixando até o final da tarde do dia 01 de agosto todas instalações sem estes meios de comunicação.


A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira faz o monitoramento agroclimatológico através de estações automáticas com registros (tempo de varredura) a cada 10 segundos e seguir pode ser verificado os graficos com os valores médios em cada cinco minutos.

Julho teve uma temperatura média de 21,8ºC, máxima de 34,0ºC no dia 22 e temperatura mínima de 7,8ºC no dia 12. A evapotranspiração média diária ficou em 2,8mm, totalizando 88,6 milimetros no mês, para uma chuva de apenas 27,7 milímetros, mas superior a média histórica para a região que é de 20,0 milímetros. Em julho de 2008 choveu 25,4 milimetros.

Mais detalhes sobre o clima na região pode ser obtidos no canal CLIMA do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Sobre julho de 2009, consulte: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_jul09.htm



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características