Vereador catarinense visita Estação de Tratamento de Esgoto de Jales

por Luiz Ramires

O presidente da Câmara Municipal de Joinville – SC, Sandro Silva – PPS, esteve em Jales, sexta-feira, dia 17, para conhecer os trabalhos realizados pela Sabesp na área de saneamento e tratamento de esgoto, além das ações voltadas para o meio ambiente.
Sandro ficou impressionado com os cuidados da Sabesp na estação e elogiou a atuação do gerente divisional da empresa, Antônio Rodrigues da Grela Filho, o Dalua, pelo que considerou uma forma importante de humanização desse tratamento, que ele vem desenvolvendo com sua equipe, levando as escolas, universidades e a comunidade em geral para conhecer aquele trabalho.
A preocupação de Sandro é contribuir com o projeto que o seu município está desenvolvendo, levando um relato detalhado do que presenciou em Jales e que, sem dúvida, deverá ser aplicado em Joinville, onde, como afirmou, o sistema de esgoto ainda é precário, apesar da cidade ser referência nacional no turismo e em outras áreas.
Em Joinville, o esgoto tratado não chega a 8% e o projeto pretende atingir 20%, nos próximos dois ou 3 anos, com recursos do PAC Saneamento, que estão disponíveis há dois anos, para que as obras que estão paralisadas sejam retomadas. Mas isso ainda é considerado muito pouco para uma cidade de 500 mil habitantes.
Dalua lembrou que a presença do presidente da Câmara de Joinville, como conseqüência da visita de duas engenheiras daquele cidade que também vieram conhecer o trabalho realizado pela Sabesp, é muito importante para que outros município passem a adotar o modelo de Jales como referência para os seus projetos de saneamento e conscientização ambiental.

Jornal de Jales, Jales, nº2313, 19 de julho de 2009

Comentários

  1. O Antonio (Dalua) faz as coisas sempre bem feitas e sabe coordenar e dividir o mérito com a equipe toda dele. A ETE de Jales é exemplo... e até mina de água preservada lá tem. Parabens a todos da SABESP pela dedicação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características