Agência Africa adota técnica de neuromarketing desenvolvida em Harvard

Método ZMET investiga as relações inconscientes das pessoas com produtos e serviços

A agência Africa fechar parceria com a MindRoads, consultoria que representa o ZMET, um sistema de pesquisa que explora o universo das relações inconscientes dos indivíduos com produtos e serviços, desenvolvido por uma equipe da Harvard Business School. O contrato não é de exclusividade.

A técnica utilizada no ZMET ("Zaltman Metaphor Elicitation Technique", algo como "Técnica de Evocação de Metáforas de Zaltman") consiste num processo de entrevista patenteada que combina antropologia, sociologia, psicologia cognitiva, linguística e neuromarketing.

Na descrição da agência, "o ZMET traz à tona o poder das metáforas, símbolos e outras comunicações não verbais para ir além do que as pessoas dizem. Os clientes podem encontrar os estímulos inconscientes que determinam os porquês das escolhas dos consumidores, incluindo o comportamento de compra."

O vice-presidente de planejamento da África, Pedro Cruz, diz que a agência optou por abrir duas frentes de investigação: uma voltada à relação dos indivíduos com marcas e serviços e outra voltada para assuntos gerais de grande relevância. "Por um lado, aprofundamos o entendimento dos indivíduos com marcas como Vivo, Itaú ou Mitsubishi. Por outro, exploramos a dimensão inconsciente estabelecida com assuntos variados como futebol ou ascensão financeira", exemplifica.

Os estudos do ZMET foram desenvolvidos ao longo dos anos 90 por uma equipe de pesquisadores da mente humana liderada pelo professor Gerald Zaltman, hoje chamado de "pai do neuromarketing".

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