Assembleia de SP aprova meta de redução de 20% em emissão de gás estufa

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (13), meta de 20% de redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O ano de referência é 2005, com corte a ser alcançado até 2020. O CO2 é o principal gás resultante da ação humana causador do efeito estufa.

A meta faz parte de emenda ao projeto de lei 1/2009, aprovado por unanimidade nesse dia, que institui no Estado a Política de Mudanças Climáticas.

Também foi aprovada emenda para criação de um conselho para acompanhar as iniciativas decorrentes da aprovação do projeto de lei.

Pioneirismo estadual
O líder do PSDB na Assembleia, Samuel Moreira e o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Casa, Chico Sardelli, destacaram o pioneirismo do Estado de São Paulo em uma política formal de defesa ao ambiente.

No entanto, as bancadas da oposição, PT, PSOL e PCdoB fizeram críticas ao projeto da PEMC, apesar de votarem favoravelmente a ele.

O deputado Adriano Diogo (PT) referiu-se à falta de controle na inspeção de veículos e à decisão de incinerar o lixo no Estado, que ele afirmou ser considerado por especialistas prática poluente e causadora de câncer na população.

A votação foi precedida pela realização de quatro audiências públicas promovidas pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente, entre os dias 18 e 22 de setembro, nas cidades de Ribeirão Preto, Americana, Santo André e na capital paulista, quando o debate foi trazido ao Parlamento estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características