Aula: Qualidade da água, projetos e trabalhos práticos

Tivemos várias aulas e alguns trabalhos práticos que resumimos aqui para facilitar os estudos.

Os dados da QUALIDADE DA ÁGUA do córrego Cinturão Verde e base teórica da última aula prática de Irrigação e Drenagem estão disponíveis no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação.


Ministramos, juntamente com o Renato Franco, o curso "ILWIS para gestão dos Recursos Ambientais" na FEF - Fernandópolis para alunos do curso de Engenharia Ambiental e construimos um TUTORIAL que está disponível no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. É só conferir!

No trabalho de estimativa da vazão, os Grupos deverão estimar/medir a vazão e calcular os parâmetros hidrológicos (Q7,10 e outros parâmetros) de uma microbacia de interesse. Esta parte chamamos de regionalização de vazao e a literatura base está toda relacionada na Bibliografia da disciplina no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação

O desafio é confrontar os valores medidos e calculados e depois definir a área máxima possível de ser irrigada tendo como referência a retirada de 5,0 mm/dia (LÂMINA BRUTA) e a legislação em vigente. Assumam a retirada de 50% da Q7,10.
A idéia é interpretar o resultado e fazer a recomendação de como devemos agir.
Quanto ao texto não há limitação de páginas, fiquem a vontade para aproveitar o trabalho para estudar o tema a fundo.

Uma dica é usar um córrego em Ilha Solteira, pois a carta topográfica digitalizada está disponível para download no canal ATIVIDADES ACADÊMICAS, onde estão disponíveis também informações e bibliografia sugerida.

Em relação ao manejo da irrigação, vimos também que o modelo de GENUCHTEN (1980) é muito útil porque permitir transformar potencial matricial em umidade com uma precisão elevada. Sobre este modelo podem ser estudados em:
DOURADO-NETO, D.; NIELSEN, D.R.; HOPMANS, J.W.; REICHARDT, K. BACCHI, O.O.S. Sotware to model soil water retention curves (SWRC, Version 2.00). Scientia Agricola, v.57, n.1, p.191-192, 2000.
O trabalho original do modelo está em: VAN GENUCHTEN, M.T. A closed-form equation for predicting the hydraulic conductivity of unsaturated soils. Soil Science Society of America Journal, v.44, p.892-898, 1980.


Critérios de PROJETOS de irrigação podem ser melhor visualizados em nossa palestra realizada em Goiânia.

Um exemplo de projeto regional de irrigação, com texto explicativo é o Projeto Aproveitamento Hidroagricola no Noroeste Paulista, com projetos detalhados da distribuição da água, recuperação ambiental e projetos on farm.

O Manejo da irrigação e as bases necessárias para ele podem ser visualizados na apresentação feita no II WINOTEC.

Confira outras ILUSTRAÇÕES utilizadas em dieferentes palestras e cursos, todas disponíveis no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Sítios interessantes
FAO - Modernização dos Sistemas de Irrigação, traz idéias e ações/estratégias para o uso eficiente da água para irrigação.

Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características