Embrapa e Secretaria da Agricultura promovem degustação de vinhos

Luiz Ramires

Como parte dos eventos programados na semana da Festa da Uva, a Secretaria Municipal da Agricultura e a Embrapa promoveram duas sessões de degustação de vinhos gaúchos, quarta e quinta-feira, dia 23 e 24 de setembro, no Jales Centre Hotel.

O evento teve a participação de Antonio Carlos Taffarel, analista da Embrapa Uva e Vinho que também é produtor e vem promovendo encontros como este para demonstrar como se faz a degustação, mostrando a relação dos vinhos com as uvas com as quais são produzidos, além de destacar as suas características regionais.

Os vinhos degustados têm características diferentes, pois houve demonstração de dois vinhos bancos, um tinto e dois espumantes produzidos na Serra Gaúcha e que estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros.

A novidade, segundo ele, é a degustação dos espumantes, pois os apreciadores de vinhos precisam aprender também a diferenciar cada variedade, onde são avaliados outros fatores, como a borbulha, gás carbônico, frescor e os aromas de frutas.

A degustação incluiu uma apresentação teórica com as características dos vinhos brancos, com suas tonalidades e aromas, seguida da parte prática, onde são sentidas essas diferenças.

O agrônomo da Secretaria da Agricultura Tadeu Calvoso Paulon explicou que a degustação é uma forma de trazer para Jales conhecimentos sobre os vinhos produzidos pela Embrapa e por viticultores gaúchos.

O fato de ser realizada por Taffarel, segundo ele, é muito importante, pois é um dos maiores conhecedores de vinhos do país, tanto que está participando de uma avaliação nacional, em Bento Gonçalves – RS.

Para participar do evento foram convidadas pessoas que gostam de apreciar um bom vinho, além de alguns viticultores, pois outro objetivo é iniciar um trabalho de motivação para o cultivo de uvas para produção de vinhos na região, mesmo que inicialmente de forma artesanal.

Jornal de Jales, 27 de setembro de 2009, p.8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características