Produção de Pupunha na região de Garça-SP

A produção de palmito originário da Pupunheira é uma alternativa ao cultivo de palmitos provindos da palmeira Juçara (Euterpe edulis Mart.) e de Açaizeiros (Euterpe oleracea Mart.), isto é devido a suas características agronômicas como precocidade na produção e a capacidade de rebrota, conferindo vantagens sobre aquelas espécies.

Neste sábado, o programa Nosso Campo, exibido pela TV Tem, mostrou o cultivo da pupunha por agricultores na Região de Garça, São Paulo. O agricultor Marcelo Barbosa, entrevistado pelo programa, relatou que a 19 anos trouxe de Manaus 40 mil mudas de palmito pupunha e o investimento realizado foi bastante compensador, pois hoje ele possui 8 hectares com a espécie que proporciona um lucro anual de R$ 72.000, 00.

A planta é rústica e suporta bem a diversidade climática e em menos de dois anos já e possível extrair palmito, sendo que a atividade, se bem conduzida, pode durar até 30 anos. Porém, a pupunha é uma planta exigente em água e, por isso, esse tipo de produção não é muito comum na região. Logo, torna-se visível a importância que a irrigação apresenta para essa cultura cultivada na região de Garça.

A importância da irrigação foi ressaltada pelo Engenheiro Agrônomo Antonio Favoreto, entrevistado pelo programa, disse que a falta da mesma pode comprometer a qualidade do palmito. Ele explica que é necessária irrigação pra produzir pupunha na região, porque o clima é satisfatório, mas o índice pluviométrico é mal distribuído, longe do que a pupunha precisa, visto que é uma planta exigente em água.

Trabalhos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação mostram a importância da Irrigação em cultivos realizados no Noroeste Paulista, como por exemplo Manejo da irrigação na cultura da Pupunha (Bactris gasipaes H.B.K.) no Noroeste Paulista. Portanto, podemos observar que a irrigação é essencial para melhoria da produção e aumento de renda para os produtores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características