Visitando o deserto do Arizona

Albert Clemmens, Diretor do US Arid Land Agricultural Research Center (USDA), nos mostra como funciona a irrigação no deserto do Arizona, na região de Maricopa.

Antes, estivemos em seu Centro de Pesquisa conhecendo todas as instalações e o seu funcionamento. Conhecemos as linhas de pesquisa através de uma palestra do Dr. Clemmens, que são: Pest Management and Biocontrol, Plant Physiology and Genetics e Water Management and Conservation.


Na visita, Fernando Tangerino e João Saad da UNESP, Marcelo Suzuki da IRRIGATERRA e Christian Bernert da KADOX, em 7 de dezembro de 2010, após participarmos do Irrigation Show em Phoenix, principal feira de irrigação do mundo, onde são lançados os novos produtos e discussões técnicas são feitas.


É o milagre da irrigação transformando deserto em agricultura. Nesta região se produz algodão, alfafa, um pouco de citros e hortaliças. A maior parte da área é irrigada por superfície (sulcos e inundação), possibilitada pelo solo argiloso/siltoso. Mas visitamos pivô central, deslocamento linear e irrigação por gotejamento em sub-superfície para a produção de melão.

Área de produção de melão com gotejamento em sub-superfície. O clima de descontração estava sempre presente.

Foi ótimo estar na companhia de pessoas tão agradáveis e aprender um pouco mais sobre a agricultura irrigada. Nossos amigos nos Estados Unidos também foram sensacionais, proporcionando condições excepcionais para o máximo aproveitamento do tempo.


Mais videos e fotos no canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no YOU TUBE e nosso Album de fotos e videos no Facebook, que tenta reproduzir e compartilhar a fantástica viagem que fizemos pelo deserto do Arizona e da California.

Antes, estivemos trabalhando em Logan, na Utah State University, onde escrevemos o primeiro artigo sobre uso de SEBAL para estimativa da evapotranspiração na região noroeste paulista e visitamos a fábrica da Campbell Scientific. Visitamos também a Keller-Bliesner Engineering, onde fomos recebidos por Jack Keller e seu filho Andrew Keller e também Shawn Stout. Jack, como gosta de ser chamado, está com 83 anos e, mesmo aposentado da Utah State University, está em plena atividade em sua empresa, desenvolvendo projetos na India e Africa e também nos recebeu em sua casa.






Seguimos viagem em direção à California, onde na companhia do Engenheiro Socrates Gonzales visitamos a Imperial Dam e a fantástica estrutura de sedimentação da areia da água do Rio Colorado que irá abastecer o All American Canal, que levará água até o Imperial Irrigation District e ainda seguimos para San Marcos, onde visitamos a Hunter Industries, fabricante de aspersores para irrigação de parques, jardins e campos esportivos. Visitamos também um campo de golf onde Jeff Bine, Golf Manager da Hunter nos ensinou desde a estrutura de um campo, os cuidados para os projetos de irrigação e alguns os princípios do jogo, inclusive dando-nos algumas lições de como usar os tacos.


Para saber mais sobre a California, o Estado mais rico americano, pressione aqui! A agricultura e a pecuária respondem juntas por 1,95% do PIB do Estado, e empregam cerca de 750 mil pessoas. O valor total dos produtos produzidos pela agropecuária da Califórnia é o maior de todo os Estados Unidos. O Estado possui cerca de 89 mil fazendas, cobrindo cerca de 30% do Estado. Muitas destas fazendas dependem da irrigação artificial para o cultivo de plantações.

A Califórnia é a líder nacional na produção de leite, carne bovina, tomate, morangos, melões, pêssegos e melancias. O Estado produz a maior parte dos kiwis americanos. Além disso, a Califórnia é o segundo maior produtor de laranjas dos Estados Unidos. Apenas a Flórida produz mais laranjas do que a Califórnia.

A maior parte das das vinícolas americanas se encontra na Califórnia, graças ao clima clima temperado mediterrâneo encontrado no Estado. A pesca e a indústria madeireira respondem juntas por 0,05% do PIB da Califórnia e empregam cerca de cinco mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características