Nossos números em Extensão Universitária

Nossos números em extensão rural em 2011 através do projeto PROEX "PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO HIDROAGRÍCOLA E AMBIENTAL" foram:
- Publicações espontâneas em diferentes mídias
195 matérias constando trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foram recuperadas, clippadas e arquivadas em duas cópias na Hemeroteca;
Foram publicados 53.058,4 cm2 de matérias sobre clima (59,5%), Irrigação (29,2%), Eventos (3,1%), Política pública (0,5%), Meio ambiente (6,2%) e Artigos Assinados (1,5%), com área média de 272,1cm2 por matéria.

31 municípios foram responsáveis pelas publicações, tendo a maior parcela representada por Ilha Solteira (46% em número de publicações e 45,2% em área publicada), São Paulo (10% e 11,7% respectivamente), Fernandópolis (7% e 5,2% respectivamente), Araçatuba (6% e 3,4% respectivamente), Guarulhos (5% e 7,5% respectivamente) e Marília (3% e 5,8% respectivamente).

O Jornal A Voz do Povo  de Ilha Solteira foi o que mais publicou matérias sobre as nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão com 19% do número de matérias e 23% do espaço publicado, seguido do Jornal da Ilha, também de Ilha Solteira com 15% e 13%, respectivamente. Território Rural teve 5% do número de matérias e 7% do espaço, seguido de Ilhasolteira.com (5% e 2%, respectivamente), Semanário.net (4%e 2%, respectivamente) e Zap notícias (3% e 6%, respectivamente).

Foram produzidos e enviados por e_mail 44 press-releases e dezembro foi mês de maior número de publicações (45) na imprensa com a divulgação do software SMAI - Sistema de Manejo para a Agricultura Irrigada desenvolvido pela Equipe no âmbito do projeto "Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra" financiado pela FAPESP, sendo a atividade de maior repercussão ao longo do ano. Setembro com a seca prolongada e os sistemas de irrigação em plena operação foi o segundo mês em publicações na mídia (24). As matérias podem ser conferidas no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Os números apresentados se referem apenas às matérias publicadas e efetivamente recuperadas, clippadas e arquivadas, podendo ser maior o número de publicações com a atividades realizadas.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO BASEADOS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES - INTERNET
Em relação aos canais de comunicação disponibilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira através da Internet teve seu desempenho avaliado através das  páginas visitadas:

Portal de Conteúdo em http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php: 26.605 page view por mês - É o mais antigo canal de comunicação e teve crescimento de 4,6% em relação ao ano de 2010;
BLOG em http://irrigacao.blogspot.com: 5.679 page view por mês, com crescimento de 54,3% em relação à 2010;
Canal no You Tube em http://www.youtube.com/fernando092: 1.336 exibições por mês, com 6,8% de crescimento em relação à 2010;
Portal CLIMA em http://clima.feis.unesp.br: 7.367 page view por mês, com início em 01/01/2011. O desempenho do Portal Clima foi surpreendente, pois não esperávamos tanto interesse pelas informações climáticas geradas a partir da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

O total de páginas visitadas em todas esses canais em 2011 foi de 491.833 com crescimento de 37,2% em relação à 2010. Em média a cada mês tivemos 40.986 páginas visitadas ou ainda, diariamente 1.347 páginas foram exibidas aos interessados.

Em fevereiro estará disponível no canal "Textos Técnicos" do Portal de Conteúdo, a versão completa do Relatório de Extensão - PROEX, com os detalhes de cada canal de comunicação utilizado.

O projeto teve como Bolsista Tamiris Azóia de Souza, com o envolvimento e comprometimento de toda a Equipe AHI. Diego, Gilmar, Jean, Marcus, Renato, Ronaldo que estiveram o ano todo conosco obrigado! Emanoele, Juliana e Orestes também colaboraram!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características