Visitas e apoio ao irrigante

O Artista e Poeta Valdo Fernando da Costa veio ao LHI em 20 de março de 2012  e presenteou-nos com uma obra de arte. Chama-se "Transformação" e foi feita a partir de um cedro rosa. A quarta obra a ilustrar o interior do NACI. Obrigado amigo Valdo.


A outra é uma obra dos amigos José Américo (Zootecnista e Artista Plástico) e Marcos Antonio Ayres (Médico e Poeta) e o poema chama-se "Força da Natureza". Parabéns amigos!


 Estas obras adornam o interior do NACI, ilustrado na foto abaixo em noite de trabalho!

Trabalho noturno no NACI - LHI!

A semana começou com o auxílio no Chá Beneficente promovido pelo Clube de Isis para arrecadar fundos para o apoio à população carente de Selvíria e Véstia no Mato Grosso do Sul, um evento de total sucesso! Parabéns Cunhadas!

Na segunda, australianos e canadenses estiveram por aqui conhecendo o trabalho desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o que nos deixou muito contentes e satisfeitos, pois estamos colhendo os frutos do temos plantando ao longo destes quase 25 anos de dedicação à UNESP Ilha Solteira.




Ainda na segunda, as aulas práticas versaram sobre qualidade da água e hidrometria pela manhã e a tarde sobre sistemas de irrigação, com ênfase na captação da água e sistemas localizados, incluindo equipamentos de quimigação e filtragem. Nosso Orientado Marcus Lacerda preparou sítios no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira  (Eventos e Aulas Práticas) e também fez uma boa postagem aqui neste blog, com fotos e detalhes. Em nosso Perfil no Facebook também temos fotos que registraram estas visitas e o encontro com os nossos alunos, onde puderam testar o inglês e perceber a diferença entre o "sotaque" inglês o britânico dos australianos.


Na manhã de terça-feira embarcarmos para Fortaleza à convite do Instituto Inovagri para participar da visita do Dr. Richard Snyder da UC Davis, onde se discutiria formas de aprimorar o projeto SAI - Serviço de Assessoramento ao Irrigante desenvolvido pelo Inovagri com apoio da FAPESP e ainda sobre propostas de ações conjuntas para os próximos dois anos, tanto em cooperação com o Inovagri, como com a UNESP. A semana foi de elevada produtividade e faremos um relato aqui mesmo específico sobre os trabalhos realizados no Ceará. Em nosso canal no YouTube já há dois videos que mostra a realidade local, sendo protagonista o "Doca", um irrigante do Distrito Baixo Acaraú e outro com o clima de descontração presente após os trabalhos diários e registramos o Dr. Snyder dando uma "canja" ao violão no Bar Mincharia, na Praia de Iracema.

 Distrito de Irrigação Baixo Acaraú - DIBAU, em Marco - CE: visita à irrigante

No Inovagri discutindo melhorias o SAI - Serviço de Assessoramento ao Irrigante

Na quinta-feira, a ótima notícia da aprovação de todos os nossos artigos enviados ao Inovagri Meeting foram aceitos e assim, temos a certeza de que a Equipe AHI estará também reunida em Fortaleza e também felizes pela confirmação de que teremos mais representantes da UNESP Ilha Solteira neste que será o maior evento científico da agricultura irrigada brasileira.

De volta em casa no sábado lemos na FSP (30/03, p.B.4) que o Governo Federal tem plano para incentivar a aviação regional, elevando de 130 para 207 os terminais locais com voos regulares. Araçatuba e Rio Preto estão na lista. Mas ótimo mesmo seria se os Prefeitos de Ilha Solteira, Castilho e Andradina, se juntassem com os Governos Estadual e Federal e ainda para reativarem o Aeroporto de Jupiá (Castilho). Como seria legal rodar apenas 50km para embarcar e desembarcar. Fica a ideia lançada! Leia a notícia completa!

Aceitamos mais um convite e seremos palestrante na Semana da Agronomia em Fernandópolis, Coordenada pelo nosso Orientado Dr. Luiz Sergio Vanzela, que terá a seguinte programação:
24/04/12: Perspectiva da Agricultura no Estado de São Paulo por José Carlos Rossetti Coordenador da CATI e Mecanização na Cultura da Cana-de-Açúcar por Antonio Bolonhezi da UNESP Ilha Solteira.
25/04/12: Tendências Climáticas no Estado de São Paulo por Gabriel Blain do IAC e Monitoramento Climático no Noroeste Paulista por Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira
26/04/12: Ainda não está decidido.

Pesquisadores criam sistema de irrigação inteligente que economiza água: Uma equipe de pesquisadores europeus desenvolveu uma tecnologia que eles chamam de sistema de irrigação inteligente, que além de economizar água e reduzir o custo para os agricultores, resultou em um aumento na produção das lavouras. Intitulado de Waterbee, a ideia do projeto visa o problema crescente da escassez de água que tem mostrado o quanto é necessário economizar até mesmo quando o assunto é aumentar a produtividade na produção.

Equipamentos para irrigação em alta no país é o que afirma a Jornalista Carine Ferreira (Valor Econômico - 23/03/2012) que aponta um crescimento de 170,6 mil hectares irrigados na área irrigada do Brasil em 2011, maior que média de crescimento dos últimos 10 anos. Diz a matéria: "Depois de crescer quase 47% entre 2000 e 2011 e alcançar 4,5 milhões de hectares, a área agrícola do país irrigada com sistemas fabricados pelas principais empresas que atuam no segmento tende a ganhar mais impulso com a constante busca por eficiência nas lavouras, os limites físicos para a expansão das áreas de plantio e em razão da crescente preocupação com danos como os provocados pela estiagem às lavouras de grãos na região Sul nesta safra 2011/12. De acordo com informações da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), suas 34 associadas, que representam 90% das fabricantes do ramo, estimam que as vendas deverão alcançar R$ 1 bilhão neste ano, quase 18% mais que em 2011 (R$ 850 milhões) - quando o incremento em relação a 2010 já foi pouco superior a 10%. Mesmo que lentamente, tendo em vista a pujança do agronegócio brasileiro, a área irrigada vem aumentando em ritmo constante nos últimos anos.

Entretenimento
Com um pouco de paciência você chegar ao final deste video e descobrir quem é realmente você. E tudo começa com a frase chave: "Você sabe com quem você está falando?" Confira!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características