E começa a semana de 21 de outubro

 "A luz do sol é o melhor desinfetante." (Juiz Louis Brandeis, 1856-1941, da Suprema Corte dos Estados Unidos, em 1913)

Tivemos um feriado na última quinta-feira e assim nossa última aula foi sobre avaliação da irrigação, com aula prática e 6 grupos foram formados para o trabalho (3 grupos em cada área irrigada) a ser entregue no momento da terceira prova da disciplina. O número máximo de elementos em cada grupo são 9 alunos.



Há diferentes sistemas de irrigação à disposição dos irrigantes para suprir as necessidades de àgua dos diferentes cultivos, dos campos esportivos e também dos parques e jardins, mas, quais as condições necessárias para reconhecermos um bom ou adequado sistema de irrigação? Um bom sistema de irrigação é aquele que é hidraulicamente projetado para que a variação de vazão ou da precipitação entre os emissores não passe de 10% e o sistema deve também suprir as necessidades de água das plantas, que é representada pela evapotranspiração. Mas um bom sistema de irrigação teve também ser constituído por bons materiais e ainda ter uma montagem correta em campo. Resumindo, um bom e eficiente projeto de irrigação deve distribuir água de forma uniforme, deve satisfazer as necessidades de água das plantas, deve ser bem montado e ainda ser composto de bons materiais. Esta foi a nossa dica no PodIrrigar, o nosso PodCast semanal!

Eventos
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia promoveu no dia 19 de outubro de 2012 o Stand-Up Profissional: Os desafios e a trajetória de dois Engenheiros Agrônomos ligados pela laranja e pela cana", quando José Eugênio de Rezende Barboza (Agroterenas) e Nilson Marcos Matsuda (Ambiental Agrícola) formados na UNESP Jaboticabal, em pé e sem recursos multimidia discorreram sobre suas atividades profissionais de mais de 25 anos, desde a ascensão, os percalços e a volta por cima para se manterem reconhecidos pelo mercado.


Neste formato diferente de evento gostei muito da maneira sincera em que estes vitoriosos Engenheiros Agrônomos contaram a suas histórias, principalmente do relato das lições que tiveram quando enfrentaram frustrações profissionais e também por torná-las públicas.


Obrigado amigos José Eugênio e Nilson por terem aceitado este desafio e se deslocaram de Assis e Pirassununga para proporcionar esta oportunidade aos nossos alunos!


Parabéns pelo sucesso nas suas respectivas carreiras e obrigado aos Coordenador da PPG Agronomia Professor Mário Teixeira pela confiança, Bruno Felipe, Rafael Biazotto, Daniel Noe e Moisés Pereira Lima pelo apoio na divulgação, filmagem, som e fotografia e obrigado aos que se fizeram presentes e em especial aos que participaram com perguntas e proporcionaram mais dinamismo ao Stand-Up. José Eugênio foi prestigiado pelos seus filhos André (estudante de Engenharia Agronômica) e Pedro Rezende (cantor).


Falando em negócios e o Nilson mostrou que o empreendedorismo foi sempre a sua marca registrada,  a FAPESP traz uma grande oportunidade na linha de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas com chamada aberta até o dia 29 de outubro de 2012. Esta é mais uma grande oportunidade que deve ser aproveitada!


Estivemos em Brasília esta semana para os dois primeiros cursos do programa de treinamento de técnicos e irrigantes "Manejo da Irrigação: onde, quando e quanto irrigar" promovidos pela ANA e que tem a coordenação de logística e infra estrutura do Inovagri e já está sendo uma grande oportunidade para capacitação gratuita de irrigantes e técnicos. Os cursos aconteceram na COOPA - DF e no CTG Sinuelo da Saudade nos dias 18 e 19 de outubro de 2012. Esta semana estaremos ministrando os cursos "Manejo da Irrigação: onde, quando e quanto irrigar" nos dias 25 e 26 de outubro de 2012 em Petrolina - PE. Saiba em video como a irrigação transformou esta região do nordeste! E conheça toda a agenda de cursos nas diferentes cidades!

O IV SEMINÁRIO DE AGRICULTURA IRRIGADA NO VALE DO JAGUARIBE acontecerá na FAFIDAM em Limoeiro do Norte - CE nos dias 30 e 31 de outubro de 2012 e Silvio Carlos Ribeiro do   INOVAGRI apresentará o trabalho Serviço de Assessoramento ao Irrigante - Caso de Sucesso do Distrito de Irrigação Baixo Acaraú.

Agricultura irrigada
Tecnologias inovadoras permitem expansão da cafeicultura nas regiões de Cerrado caracterizada por estiagens prolongadas e solos de baixa fertilidade. Uma delas é a irrigação de café com estresse hídrico controlado, que veio para contradizer a ideia segundo a qual a irrigação durante o ano todo faz parte do manejo tradicional de cafeeiros no Cerrado. Essa tecnologia de manejo de água na agricultura irrigada já foi validada não só em experimentos como também em fazendas produtivas de várias regiões brasileiras. “Partimos da teoria de que as necessidades fisiológicas das plantas devem ser respeitadas, caso contrário, tem-se grande variação anual da produtividade, como bienalidade acentuada e desuniformidade na maturação dos frutos, devido à ocorrência de múltiplas floradas”, explica o pesquisador e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, Antonio Guerra. A tecnologia além de revolucionar a prática tradicional da irrigação frequente e continuada, garante mais produtividade, mais qualidade e menor custo, sendo alternativa para a sustentabilidade da cafeicultura no Cerrado. “A pesquisa demonstrou ser possível a aplicação de estresse hídrico (suspensão da irrigação) controlado na estação seca do ano, na época certa e com magnitude adequada, para sincronizar, uniformizar o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente dos frutos, o que garante um café de mais qualidade”, completa Guerra. Confira outras técnicas.

Irrigação: café vence guerra contra a seca é o tema da matéria que mostra que segundo o IBGE, 75% da área cultivada com conilon (224.269 hectares) já são irrigados. Nos últimos 19 anos, a produção do café conilon no Estado do Espírito Santo foi multiplicada por 4. Saltou de 2,4 milhões de sacas em 1993 para 9,9 milhões de sacas em 2012. O aumento da área plantada no período foi de apenas 7%. O resultado desse salto na produção é atribuído ao conjunto das tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores do Incaper em parceria com outros institutos de pesquisa do país e também ao uso intensivo da irrigação nas lavouras. Saiba mais..

Sustentabilidade
O Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira conta com estrutura de coleta de água das chuvas que depois será utilizada para a irrigação do gramado do entorno, em uma iniciativa pioneira na UNESP. Calhas ao longo das laterais do prédio recolhem e direcionam a água até o lago especialmente construído para armazenar a água da chuva e ajuda na composição paisagística da área que conta com um grande número e diversidade de árvores.


Novos edifícios podem ter que reaproveitar água da chuva e os prédios antigos, no entanto, poderão participar de programas de incentivo criados pelo governo para se adaptarem ao novo plano que está sendo discutido na Câmara dos Deputados que analisa proposta que determina a instalação de equipamentos de reaproveitamento de águas da chuva e já utilizadas em novos edifícios. A medida está prevista no Projeto de Lei 4109/12, do deputado Laercio Oliveira (PR-SE). A proposta institui o chamado Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas, nos moldes do que, segundo o deputado, já foi feito em 2008 no Rio Grande do Sul. Pelo projeto, as águas das chuvas servirão para lavagem de roupas, vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins. Já as águas servidas, ou seja, aquelas já utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar, bidês, chuveiros e banheiras, serão reaproveitadas no abastecimento de descargas de vasos sanitários ou mictórios. De acordo com a proposta, os lagos artificiais e os chafarizes de parques, praças e jardins também serão abastecidos com águas reaproveitadas. A proposta também estabelece que os edifícios deverão utilizar bacias sanitárias com baixo volume de descarga, chuveiros e lavatórios com volumes fixos de descarga e torneiras com arejadores para evitar o desperdício de água. Outra medida prevista é a substituição dos hidrômetros convencionais por um sistema de medição computadorizada. O governo, por sua vez, deverá priorizar a correção das falhas no sistema de medição, a detecção de vazamentos e a fiscalização de ligações clandestinas na rede de água. Essas medidas, pela proposta, serão obrigatórias apenas para os novos edifícios. Os prédios antigos, no entanto, poderão participar de programas de incentivo criados pelo governo para se adaptarem ao novo plano.

XXII CONIRD
Irrigação e drenagem atraem especialistas em Cascavel de 4 a 9 de novembro de 2012 e reunirá especialistas no assunto de diversas partes do Brasil. O diretor geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, também confirma sua participação na conferência de abertura do 22º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - Cooperação e Inovação para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, programado para ocorrer de 4 a 9 de novembro, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. Samek se reuniu com o Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná, Florindo Dalberto, e do presidente da Abid, a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvecio Saturnino, entre outros profissionais esta semana que passaou e no encontro, Samek destacou a importância da realização de um evento dessa envergadura para a região Oeste e para o Paraná. “A Itaipu é parceira desse congresso e sabe o papel importante que a irrigação e a drenagem oferecem para os avanços na agricultura”, disse na ocasião. O evento é realizado pelo Iapar, em conjunto com a Abid e demais apoiadores como Emater, Areac, Abeag, Feap, Instituto das Águas, entre outros. Para Samek, dentro do conceito a ser difundido no seminário, a Itaipu se enquadra aos planos por oferecer energia de qualidade e no ponto em que precisa, formando uma rede de distribuição eficiente e produtiva. “A política de recursos hídricos fortalece os agentes econômicos da bacia hidrográfica”, analisa. De acordo com o presidente da Abid, Helvecio Saturnino, a agricultura irrigada anda lado a lado com o saneamento e a participação da Itaipu no congresso serve para unir e fortalecer o evento.

Dentro do 22º Conird, será realizado o Fórum Nacional de Agricultura Irrigada. A programação conta também com quatro dias dedicados a oficinas e dois para o dia de campo. A 8ª Assembleia Ordinária do Fórum Agricultura Irrigada será realizada no dia 5 de novembro de 2012 na cidade de Cascavel - Paraná, durante o XXII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. A reunião do Fórum Agricultura Irrigada - Etapa Cascavel/PR, está sendo organizada pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR) do Ministério da Integração Nacional. Segundo a Organização do XXII CONIRD, os participantes do Fórum Agricultura Irrigada serão desonerados do pagamento da inscrição, caso confirmem previamente a sua participação através do e-mail: forumagriculturairrigada@gmail.com e preencham a inscrição oficial on-line em: http://www.conird2012.com.br/inscricoes. A confirmação por escrito será necessária para confeccionar a lista final que será enviada para a Organização do XXII CONIRD com motivo de obter a desoneração.



O XXII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem será realizado em Cascavel - PR, de 04 a 09 de novembro de 2012 e será realizado de 04 a 07 no Centro de Convenções de Cascavel e os Dias de Campo serão realizados nos dias 08 a 09 na região. O tema desta edição será "Cooperação e inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada", várias Oficinas com 7,5 horas de estudos de caso estão programadas e o evento será realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná- IAPAR, em conjunto com a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem e demais parceiros como EMATER, ABEAG, AREAC, FEAP, Instituto das Águas, entre outros.

Investimento em pesquisa no agronegócio
Mauro Zafalon (Folha 12/10/2012, p.B.5) relata que a para a Fiesp os recursos financeiros destinados a investimentos em pesquisas no agronegócio repassados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação são poucos e podem não se concretizar. O saldo líquido disponível para este ano é de apenas R$ 12,6 milhões para novos projetos, na avaliação da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). No balanço de setembro, o ministério afirmou que o montante disponível para ser aplicado em 2012, por meio do Fundo Setorial do Agronegócio, seria de R$ 71,3 milhões. Esse valor representa pouco do PIB do agronegócio de 2011, que totalizou R$ 917,6 bilhões. Um agravante foi o contingenciamento de R$ 38 milhões do orçamento inicial, restando R$ 33,3 milhões. Desse total, R$ 20,7 milhões foram utilizados para pagar compromissos assumidos em anos anteriores e para as despesas de administração do fundo, segundo a Fiesp. O resultado é um saldo líquido de apenas R$ 12,6 milhões para novos projetos, muito abaixo dos já insuficientes R$ 71,3 milhões previstos inicialmente, afirma a entidade. Para 2013, estima-se um volume de recursos de R$ 81,3 milhões. A Fiesp considera que são necessários o incremento dos recursos e a efetiva disponibilização deles e que eles tenham critérios mais objetivos para que realmente sejam utilizados durante o período a que foram destinados.

Empreendedorismo - carreira - trabalho
O que é inovação para você? 30 empresários e especialistas respondem à questão e tentam dar sentido prático ao conceito da moda e afirmam que falta proximidade entre as empresas e o mundo acadêmico, conformo mostra a reportagem da FSP (30/09/2012, p.F.3). A palavra inovação "está na moda e isso é um problema, porque tudo vira inovação", diz Ulisses Zamboni, presidente da agência de publicidade Santa Clara. Há "exageros na publicidade" quando se fala nesse tema, diz Guto Grieco, coordenador do centro de inovação e criatividade da ESPM. "Inovação é só o que tira do conforto, muda algo com que você já está acostumado", define Zamboni. Segundo sondagem da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), no segundo trimestre, 55,7% das empresas brasileiras realizaram alguma mudança em seus produtos ou processos. No começo de 2010, esse percentual era 71,4%. Para a agência, incertezas em relação ao futuro da economia global fazem com que empresários adiem as decisões em relação a mudanças. O estudo é realizado apenas com grandes companhias brasileiras, mas as pequenas empresas costumam acompanhar as tendências das grandes, afirma a diretora da agência Maria Luisa Leal. Leia a definição dos diferentes empresários para "inovação". Leia mais definições aqui!


1 - Do Chacrinha ao Steve Jobs, todo inovador sente e percebe o ambiente, sonha, arrisca e transforma
2 - Aceite riscos. Se algo não tiver feito sucesso e se alguém tiver perdido dinheiro, não é o fim do mundo
3 - Tenha a mente aberta, sem preconceitos, mas ao mesmo tempo seja rigoroso com os seus planos
4 - Pelé nasceu com habilidade, mas também teve treinadores. Inovar é algo que se aprende.

Meu nome é trabalho: encorajada socialmente, compulsão é acentuada pela tecnologia, que deleta a fronteira entre vida pessoal e profissional é a matéria da Folha (07/10/2012, p.F.3) que traz também a escala que usa sete critérios para identificar o vício em trabalho. Aviso logo, sou "viciado" em trabalho, pois "acertei" 6 questões. Talvez um dos "vícios" mais aceitos - e incentivados - socialmente, a compulsão por trabalho ganhou uma nova escala desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Noruega. Ståle Pallesen, professor de psicologia da Universidade de Bergen e um dos responsáveis pelo estudo, diz que traços da personalidade, como ambição desmedida ou comportamento obsessivo, são fatores determinantes nesse tipo de compulsão. A escala usa sete critérios para identificar vício em trabalho: 1. Você pensa em como conseguir mais tempo para trabalhar? 2. Você passa muito mais tempo trabalhando do que o que havia planejado? 3. Você trabalha para reduzir sentimentos de culpa, desamparo ou depressão? 4. Você já ignorou pessoas que disseram que era preciso reduzir a carga de trabalho? 5. Você fica estressado ou irritado se é proibido de trabalhar? 6. Você deixa de praticar hobbies, atividades de lazer e exercícios por causa do trabalho? 7. Você trabalha a ponto de prejudicar sua saúde? Se você respondeu sim a pelo menos quatro dessas perguntas, isso pode sugerir algum grau de vício em trabalho. Saiba mais!

E tem dicas também Comportamentos a evitar: PERFECCIONISMO: Gastar energia com detalhes sem importância tem consequência imediata: elevar a quantidade de tarefas; EXCESSO DE CONTROLE: Centralizar demais o trabalho (seu e dos outros) invariavelmente significa trabalhar mais horas; TRABALHO COMO FUGA: Será que o trabalho não está funcionando como escape para algo que não vai tão bem na vida pessoal?; "YES, SIR": É importante identificar limites e deixar isso claro para seus superiores, em vez de aceitar qualquer pedido; BUSCA POR APROVAÇÃO: Você pode impressionar mais pela qualidade do trabalho realizado do que pelo número de horas que fica no escritório

Dica de leitura
Da FSP (6/10/2012, p.B.2) a dica é "Para ganhar a guerra". Veja as dicas básicas!


Entretenimento
Quem esteve presente em Ilha Solteira prestigiando a participação do seu pai no Stand-Up Profissional foi o cantor Pedro Rezende, quem tem dois CDs autorais gravados e tem no sertanejo universitário o seu estilo. Conheça as suas músicas disponíveis no YouTube.

Comentários

  1. Definitivamente o Stand-up Pro roubou marcou a semana. Apesar de ser sexta-feira a galera prestigiou e o evento foi um sucesso!
    As dificuldades da carreira profissional vem de encontro com o tópico "Empreendedorismo - carreira - trabalho". Temos que nos preocupar em inovar e empreender cada vez mais cedo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Stand up foi mais que um sucesso, realmente eles mostraram com a própria experiencia de vida que nem tudo são rosas, Parabens a todos que organizaram.. =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características