[XXII CONIRD] RADIAÇÃO GLOBAL E INSOLAÇÃO NA REGIÃO DE ILHA SOLTEIRA - SP


Dando continuidade nas apresentações dos trabalhos que serão publicados no XXII CONIRD em Cascavel-PR pela Área de Hidráulicae Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, apresento o meu trabalho com o titulo RADIAÇÃOGLOBAL E INSOLAÇÃO NA REGIÃO DE ILHA SOLTEIRA – SP dos autores A.A. ARRUDA; F.B.T. HERNANDEZ; D.F GONÇALVES; F.G. BOTARO; A.H.C. TEIXEIRA; I.X. SCHUTZE. O trabalho tem como objetivo analisar os valores mensal e da somatória anual da Radiação Global (Rg) com a Insolação (n), no período do ano de 2001-2010 comparado ao ano de 2011, na região de Ilha Solteira
A Rg vem a ser a radiação solar que chega a superfície terrestre, no qual é medido através de um sensor chamado de piranômetro. Ela é de grande importância para o planeta, pois é a maior fonte energia na Terra, influenciando e desencadeando todos os processos climáticos. A fotossíntese só é possível ser realizada por causa da radiação global, garantindo o desenvolvimento das plantas e a produção agrícola. A insolação vem a ser o número de horas de brilho solar, e ela foi calculada através da formula de ANGSTROM (1929).
O acúmulo anual de radiação global e insolação no ano de 2011 foi maior que a média histórica. O ano de 2011 apresentou todos os valores superiores ao período de 2001-2010, exceto para os meses de março, abril, agosto e outubro, pois as chuvas desses meses foram acima da média histórica para a região.




O ano de 2011 apresentou valores superiores de radiação global e insolação comparada a média histórica (2001-2010) na região de Ilha Solteira - SP e embora os meses de verão possuam as maiores incidência de radiação global, o mesmo não acontece com a insolação devido à ocorrência das chuvas no período.
Acompanhe na integra todos os trabalhos que os integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira irão apresentar na XXII CONIRD acessando o portal.

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho Alex. Sem dúvidas a oferta de radiação da região Noroeste do estado de São Paulo tem que ser analisada visando o seu aproveitamento. Que esse trabalho não pare por aí!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características