Aplicação do software ILWIS na agricultura irrigada

Alunos da disciplina de Irrigação e Drenagem do curso de Agronomia da UNESP Ilha Solteira tiveram a oportunidade de conhecer as aplicações do software ILWIS na agricultura irrigada. Realizaram a delimitação de uma bacia hidrográfica através de uma carta topográfica e em seguida calcularam a área da microbacia. A área da microbacia foi utilizada para a obtenção do cálculo da Q7,10, uma informação hidrológica importante em projetos de irrigação.

O ILWIS (Integrated Land and Water Information System) é um software de sensoriamento remoto e SIG que integra imagens em formato raster, vetor e dados temáticos em um software único. Oferece uma vasta gama de funcionalidades,incluindo importação e exportação, digitalização, edição, análise e visualização de dados; bem como a produção de mapas de qualidade. O software é conhecido pela sua funcionalidade, facilidade de uso e ausência de custo.

Várias versões do software foram criadas e melhoradas ao longo do tempo, entretanto algumas versões apresentam problemas técnicos. Mas isso não impede de você ser um usuário ILWIS. Tenho a preferência pela versão 3.4 que não apresenta tantos problemas, mas as versões mais atuais possuem ferramentas úteis que não possuem nas antigas. 

Recentemente foi lançada a versão 3.8.2 que corrigiu algumas imperfeições, vale a pena conferir essa nova versão, basta fazer o download.

A Área de Hidráulica e Irrigação disponibiliza um tutorial básico do ILWIS no link abaixo: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/ILWIS_ahi_abr2012.pdf. Outras publicações estão disponíveis na página "Ilustrações utilizadas em aulas, palestra e cursos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características