Importância da Evapotranspiração para a agricultura irrigada

De modo claro e simples, a postagem de hoje demonstra a importância da Evapotranspiração para o sistema agrícola, principalmente para a agricultura irrigada. Acompanhe abaixo algumas informações úteis à todos.

O que vem a ser Evapotranspiração?
A Evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.


Quais os fatores climáticos que determinam a evapotranspiração?
Radiação Líquida (Rn), Temperatura (T), Umidade relativa do ar(UR), Vento
                              

Quais os fatores de manejo dessa Evapotranspiração?
Espaçamento / densidade de plantio, Orientação do plantio e Capacidade de armazenamento de água.

Quais as caracteristicas da Evapotranspiração? 
Pode ser : Evapotranspiração de referência (ETo) ; Evapotranspiração Real (ETR) ; Evapotranspiração de oásis (ETO) e Evapotranspiração de Cultura (ETc).

EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA: é a evapotranspiração de uma extensa superfície vegetada com vegetação rasteira (normalmente gramado), em crescimento ativo, cobrindo totalmente o solo, sem restrição hídrica e com ampla área de bordadura para evitar a advecção de calor sensível (H) de áreas adjacentes. Nesse caso a ET depende apenas das variáveis meteorológicas, sendo portanto ETP uma variável meteorológica, que expressa o potencial de evapotranspiração para as condições meteorológicas vigentes.

EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL: é a evapotranspiração nas mesmas condições, de contorno de ETP, porém, com ou sem restrição hídrica.

EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE OÁSIS: é a evapotranspiração de uma área vegetada úmida (irrigada) que é circundada por uma extensa área seca, de onde provém energia por advecção (calor sensível, H´), a qual aumenta a quantidade de energia disponível para a ETP.

EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE CULTURA: é a evapotranspiração de uma cultura em dada fase de seu desenvolvimento, sem restrição hídrica, em condições ótimas de crescimento e com ampla área de bordadura para evitar a advecção de calor sensível (H) de áreas adjacentes. Assim ETc depende das condições meteorológicas, expressas por meio da ETP (ou ETo), do tipo de cultura (maior ou menor
resistência à seca) e da área foliar. Como a área foliar da cultura padrão é constante e a da cultura real varia, o valor de Kc também irá variar.

IMPORTÂNCIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM IRRIGAÇÃO

A importância da Evapotranspiração em projetos de irrigação também é um fator relevante, o manejo adequado da água é de grande importância, pois a sua captação e elevação exigem alto investimento em equipamentos e grande consumo de energia, além da possibilidade de gerar impactos ambientais nas regiões de intensa exploração da agricultura irrigada e por esses motivos, a quantificação da água evapotranspirada num sistema solo-planta-atmosfera, torna-se numa informação primordial nos projetos de irrigação, determinando o sucesso do empreendimento, tanto economicamente quanto em termos ambientais. 
De posse desta informação, pode-se determinar corretamente a quantidade e o momento da aplicação de água pela irrigação, maximizando o uso dos recursos hídricos de uma região. A estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) de uma localidade constitui-se numa dificuldade ao planejamento correto da irrigação, pois para a maior parte dos métodos utilizados são necessários dados climatológicos e/ou coeficientes de ajuste normalmente não disponíveis ao irrigante; além disso, existem problemas de sub ou superestimativas da lâmina evapotranspirada. Pesquisas conduzidas em diferentes localidades e condições climáticas indicam que o método de Penman-Monteith tem apresentado estimativas de ETo para a grama, bem correlacionadas com valores obtidos em lisímetros; portanto, este método pode ser utilizado satisfatoriamente na determinação da ETo sendo recomendado para calibrar outros métodos.

Não deixe de acompanhar também o CANAL CLIMA, afinal acompanhar a Evapotranspiração da sua região é de grande importância para o andamento da cultura.

Fonte:Artigo Evapotranspiração - Definições e Conceito. do Prof. Paulo Cesar Sentelhas

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características