Umidade Relativa do ar

COMPARAÇÃO DA UMIDADE RELATIVA DE 2012 E DE 2013, COMPARANDO O MESMO PERÍODO.


Neste período do ano,costuma-se ter uma diminuição da umidade relativa do ar, comparando o ano de 2012 com este ano, veremos que na região Noroeste Paulista do Estado, o ano de 2012 teve índices de umidades maiores do que os de 2013, comparando-se o mês de Julho. Em comparação, a estação de ITAPURA( no dia 28/07/12) foi a que obteve no ultimo ano os menores valores de Umidade chegando há 18,4%, porém, comparada com esse ano que até hoje tem-se como a estação de Paranapuã (no dia 30/07/13) com 16,3% de Umidade Relativa do Ar. Não deixe de acompanhar no Canal do Clima.





ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA UMIDADE PARA NÍVEIS AGRONÔMICOS: 
Entende-se por umidade relativa do ar como sendo uma variável dentro dos fatores meteorológicos de grande importância, uma vez que esta influencia diretamente o resultado de culturas agrícolas, bem como os recursos hídricos e fatores relativos ao solo, conforto dos animais e também a saúde do ser humano

Assim, a associação da umidade relativa do ar em seus valores extremos (menor que 30% e maior que 80%), associados a parâmetros como temperaturas extremas, chuvas fortes e condições de rajadas de ventos fortes, além dos danos previstos a saúde humana, podem resultar em problemas sérios ao setor agrícola, o qual é responsável basicamente pela alimentação da população, o que resulta na necessidade de se observar e buscar uma estimativa da determinação desta variável. 

De acordo com alguns pesquisadores, a umidade relativa do ar é fundamental para muitos processos físicos e biológicos, bem como para modelos estimativos do balanço hídrico, severidade e proliferação de inúmeras doenças fúngicas. Ressalta-se ainda que a umidade relativa apresenta dados importantes em termos de estresse térmico para as culturas ou animais dentro de instalações agrícolas. Desta forma, estudos em bioclimatologia e agrometeorologia se fazem necessários, visando medições e estimativas para várias áreas do conhecimento que necessitam análise de condições climáticas. 

Causas e Consequências da Umidade relativa baixa: 
Os seres humanos são sensíveis à umidade do ar porque o corpo utiliza o resfriamento evaporativo como o principal mecanismo para regular a temperatura corporal. Quanto mais elevada a umidade relativa do ar maior será a sensação de calor, pois a transpiração, responsável pela troca de calor com o ambiente, diminui. Segundo os especialistas a umidade relativa do ar ideal deve se manter entre 60 e 30%. Quando ela atinge valores abaixo de 30% podem trazer problemas a saúde.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:
  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Escala psicrométrica – classificação dos estados de criticidade:

Entre 21 e 30% - Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados:
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
  • Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados:
  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados:
  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

Fontes consultadas:http://www.cgesp.org/

Comentários

  1. Semana toda umidade relativa baixa no noroeste paulista. A temperatura máxima foi subindo e a umidade mínima caindo. Ilha Solteira já vai voltando às suas características: CALOR CHEGANDO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características