Chove forte na região e ventos ultrapassam os 48 km/h

Desde a madrugada do último final de semana, até o fim da manhã de ontem (11 de novembro de 2013) as temperaturas vinham bastante altas e o calor castigando toda a região noroeste paulista. No entanto, após as 13 horas de ontem o tempo mudou completamente, a temperatura freou, e a umidade que já beirava os 35% subiu bruscamente. Ventos fortes e chuvas intensas foi o que se viu em grande parte do noroeste paulista!

Os sensores das estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira apontavam em Ilha Solteira para a temperatura de 37,7ºC as 13:29 horas e depois caiu bruscamente. Em apenas 20 minutos seguintes a temperatura caiu 8,4ºC e chegou a 20,3ºC as 15:06 horas,  registrando uma queda de 17,4ºC em apenas 1,5 hora. Neste período, o vento que predominava de noroeste oscilou para leste e nordeste quando teve velocidade aumentada e chegou a 48,8 km/hora as 14:52:20 horas, trazendo junto as maiores intensidades de chuva, e muito transtorno a população, especialmente pela queda de energia, galhos, telhados e em muitos casos, árvores também foram ao chão.

Apesar de a chuva ter durado apenas 40 minutos em Ilha Solteira (entre 14:55 e 15:35 horas), a intensidade nesse período foi alta, chegando a 116 mm/hora, totalizando 32,5 mm, sendo a região que registrou maiores ventos e maior chuva em todo noroeste paulista.

Em toda a região a chuva foi bastante dispersa, sendo Ilha Solteira onde houve maior precipitação. Pereira Barreto teve 8,1 mm na Estação Santa Adélia e os 26,4 mm na Estação Bonança. A 9 km de distância, em Sud Mennucci choveu apenas 11,4 mm. Marinópolis que também teve ventos fortes, que chegaram a 46,1 km/hora, vindos de noroeste registro chuva total de 22,1 mm, pela manhã, mas não em intensidade alta como a registrada em Ilha Solteira.

O gráfico de temperaturas médias horárias a seguir reproduzido do Canal Clima da UNESP Ilha Solteira ilustra a queda brusca da temperatura em toda a região a partir das 14 horas do horário de verão (no registro, divulgação e representação das variáveis climáticas a UNESP não adota o horário de verão).


A chuva veio com granizo em algumas regiões de Ilha Solteira causou alagamentos e quedas de árvores e telhados em Ilha Solteira, prejudicando o comércio, mas grande transtorno também à residências e ilhenses em geral. Devido à força dos ventos, folhas e galhos ficaram espalhados por toda a cidade e a estrutura de alguns locais foi comprometida, como a do NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, localizado no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a cobertura da passarela de acesso à Central de Aulas no Campus 2 da UNESP Ilha Solteira. O volume de chuva foi suficiente para inundar a trechos da Avenida Brasil e trazer grandes transtornos a população.


Clima em tempo real
A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi constituída para apoio a pesquisa através do projeto Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra, teve financiamento da FAPESP e faz o monitoramento climático com registros das condições do tempo a cada 10 segundo e o  Canal Clima da UNESP Ilha Solteira disponibiliza de forma livre e gratuita todos os dados climáticos com atualização a cada cinco minutos, trazendo gráficos, mapas e tabelas que permitem o acompanhamento em tempo real das condições climáticas.

Mais informações sobre o tempo e o clima no noroeste paulista podem ser obtidas a partir de  http://clima.feis.unesp.br

Comentários

  1. Nossa a chuva foi mesmo forte em Ilha!! na minha cidade teve muito vento mas chuva pouquissima.....

    ResponderExcluir
  2. Pelo porte das árvores que cairam na cidade de Ilha Solteira, algumas muito frondosas, é muito provável que os ventos atingiram nestes locais velocidades muito superiores aos registrados na estacao agrometeorológica que está localizada na FEPE - POMAR, logo abaixo da sede do Corpo de Bombeiros, próxima ao Ginásio de Esportes.
    Veja exemplos dos transtornos ocorridos em http://www.ilhadenoticias.com/index.php/noticias/32-destaques/861-vento-derruba-arvores-e-danifica-varias-barracas-no-recinto-de-exposicoes.html

    ResponderExcluir
  3. Como está o reservatório de Ilha Solteira hoje em 2015?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características