Láboratorio de Hidráulica e Irrlgação recebe alunos da UNESP de Dracena

O Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira recebeu nesse último sábado (11) os alunos do quarto período de graduação do curso de Engenharia Agronômica da UNESP - campus de Dracena, acompanhados pelo Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima, que já fez parte da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.
De inicio, os alunos conheceram a parte interna do Laboratório e logo em seguida o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, onde foi falado algumas de nossas atividades, mostrando nossos canais comunicação: CANAL CONTEÚDO, CANAL CLIMA, PODIRRIGAR, BLOG, FAN PAGE e YOU TUBE.
Diego Feitosa falou sobre as oito estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, explicando detalhadamente como ver as variáveis climáticas em tempo real e como realizar o cadastro para acessar o banco de dados diários de todas as estações agrometeorológicas. Foi apresentado também o software SMAI (Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada) que tem por finalidade automatizar e simplificar o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo método Penman-Monteith FAO de forma a facilitar e padronizar a obtenção direta dos dados para o manejo da irrigação. 
Depois de conhecer o NACI, foi a hora do café no qual houve uma interação entre os alunos, a equipe AHI. O Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima aproveitou a estada e deu uma aula prática de hidráulica simulando o regime de escoamento dos fluídos (água) segundo o Número de Reynolds, que pode ser turbulento ou laminar, sendo o último o desejável para calcular um projeto de irrigação , também foi falado da associação de bombas em séries e paralelos, exemplificando os casos.
Para finalizar, os alunos fizeram uma caminhada pelo campus e logo após foram ao Pomar da UNESP, localizado no município de Ilha Solteira para conhecer melhor uma das oito estações.

Chegada dos alunos do 4º período do curso de Engenharia agronômica UNESP Dracena 
Apresentação do CANAL CLIMA
Os alunos conhecendo a parte interna do laboratório 
 

Simulação do regime de escoamento dos fluidos segundo o Número de Reynolds





Demonstração da associação de bombas em série e paralelos
Simulação do golpe de ariete e funcionamento do carneiro hidráulico
Simulação do golpe de ariete e funcionamento do carneiro hidráulico 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características