Agricultura irrigada e produção de água no campo

Brasil que produz mais!

Pod Irrigar - Não há espaço para desperdício de água e a agropecuária precisa se comunicar melhor
A Jornalista Genira Chagas nos entrevistou e aproveitamos parte do nosso papo para formar esta edição do Pod Irrigar, que é o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Na entrevista concedida falamos da importância da agricultura para a produção de água e da irrigação como fator a contribuir para manter estáveis os preços dos alimentos. Sem água não há produção agrícola e não há alimentos. Mas a Jornalista lembrou que ainda assim, alguns setores sociais guardam a noção da agricultura como “gastona” de água e quiz saber se a atividade agrícola tornou-se o bode expiatório da crise hídrica. Não é a primeira vez que isso acontece e não será a última. A agropecuária é um setor que se comunica mal e não consegue transmitir à sociedade a sua importância. O produtor de alimentos não se limita a produzir apenas alimentos. O agricultor também compõe a cadeia de produção de água. É no campo, onde o lençol freático é recarregado, a partir da infiltração da água no solo. Também é no campo, onde se "limpa" a atmosfera, transformando o gás carbônico (CO2), lançado pelas cidades, em oxigênio. Quanto maior a produtividade, maior o consumo de CO2 e mais oxigênio é lançado na natureza.
A agricultura irrigada usa água, inclusive de má qualidade e, pela evapotranspiração, contribui para a filtragem dessa matéria prima, que ganha a atmosfera e cai novamente no solo em forma de chuva. Não há perda de água nesse processo. Por outro lado, a tecnologia de irrigação promove elevada produtividade, a qual contribui para manter estável o preço dos alimentos, reduzindo a vulnerabilidade imposta pelas variações do clima e do tempo.
Resumindo, os atores que dependem direta ou indiretamente da agropecuária de maneira geral, não conseguem transmitir, principalmente às comunidades urbanas, a sua importância na produção de bem estar à população, na medida que colocam na mesa de todos, alimentos à preços acessíveis e estáveis. Isso precisa de um trabalho de comunicação maior, envolvendo diferentes canais e linguagens de comunicação. Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

Início das aulas 
Mais um semestre e sempre é o momento de reflexão e decisão. Vivemos numa época de constante mudança, em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva e certamente correrá sérios riscos quem não perceber isso e ficar esperando para ver o que acontece. Portanto, a adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.
Uma sociedade em desenvolvimento exige rompimento, mudança e novidade em linguagem, conceitos e modos. A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços e estejam certos, o diferencial está e estará, portanto, na capacidade da empresa ou pessoas em se diferenciarem no mercado e este diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. É preciso inovar, não dá para apenas copiar e é preciso criar uma nova postura e reinventar o setor nosso setor. Mas como fazer isso? Com certeza com a capacitação, com estudos, dedicação e foco!

E este é um momento oportuno para que nossos estudantes reflitam também sobre a pressão que o Brasil recebe para facilitar a entrada de profissionais de outros países que estabelecem concorrência conosco. E há divisão de opinião entre os especialistas, uns dizem que a chegada de estrangeiros estimularia a nossa economia e a competitividade. Temos a vantagem do domínio da língua portuguesa, mas para vencer esta competição, só vejo um caminho, ter uma formação forte, adequada e diferenciada! David Uip expressa a sua opinião em relação ao programa do Governo Federal que quer receber médicos estrangeiros: "a experiência de décadas me permite dizer, categoricamente, que não se resolve a carência de médicos no interior do Brasil contratando profissionais estrangeiros sem revalidação do diploma ou exame de proficiência em língua portuguesa. Qualquer médico brasileiro precisa comprovar o domínio do inglês fluente se quiser estagiar nos Estados Unidos, por exemplo."

Aqui na UNESP Ilha Solteira ofereceremos a disciplina de Irrigação e Drenagem. Pense numa área agricultável de 119 milhões de hectares, sendo 30 milhões de hectares de área potencial para a agricultura irrigada e irrigamos apenas 5,5 milhões de hectares. De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação - CSEI - ABIMAQ em 2012 o Brasil incorporou mais 212 mil hectares irrigados, em uma taxa 21% maior que em 2011. Já em 2013 incorporamos 284 mil novos hectares, 34% mais do que em 2012 e em 2014, novos 221 mil hectares produziram sob sistemas de irrigação. Nestes últimos anos se consolidou a presença dos sistemas de irrigação tipo pivô central. Incorporamos na última década anualmente em torno de 150 mil hectares de área irrigada. Com todo este potencial de terras aptas à irrigação e mantido este ritmo de crescimento, levaríamos mais de 150 anos para esgotar nossas potencialidades.



Aos estudantes e stakeholders da agricultura irrigada, pensem no fato de que com irrigação garantimos produtividades elevadas, a irrigação é ainda considerada uma das ações mitigadoras ao aquecimento global, tem ação agregadora da economia, temos agora o marco regulatório definido na Política Nacional de Irrigação, entre outros benefícios, então, BEM VINDOS à um mundo de oportunidades representada pela agricultura irrigada! Assim, fica a dica: vamos aproveitar a oportunidade e nos dedicar aos estudos, à capacitação técnica e vamos nos diferenciar, em cada área em que escolhemos atuar! Fé, obra e sucesso!

Em relação à disciplina de Irrigação e Drenagem, é recomendável um acompanhamento sistemático das aulas, não deixando para estudar somente na véspera da prova, pois operar a agricultura irrigada exige um conhecimento multidisciplinar. Na nossa primeira aula amanhã abordaremos as regras da disciplina, a bibliografia, as datas das provas, as atividades gerais e a introdução à agricultura irrigada e a irrigação. Também nas primeiras aulas faremos uma abordagem sobre o mundo dos negócios e as exigências do mercado de trabalho e a relação com o trabalho, liderança e empreendedorismo.

Temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet: este Blog (marcador "aula" principalmente) onde o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O Canal de Conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - ou simplesmente, Canal da Irrigação - traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações e acesso a todos os demais canais de mídia. As ilustrações utilizadas nas nossas aulas estão disponíveis também na aba Atividades Acadêmicas.

Principais produtos produzidos no campo brasileiro.



O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira oferece produtos que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida, além da base histórica, tudo gratuito e com atualização a cada cinco minutos e é a parte visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista foi implantada como parte do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP. Por este canal facilmente se confere os números que mostram a mudança no tempo, de muito frio para a umidade relativa baixa, já crítica, que enfrentamos esta semana e sentida na garganta, nas narinas e nos olhos. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a TV Tem mostrou um dos nossos trabalhos que visa apoiar o uso eficiente da água. Confira!

No Canal YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira são ofertados videos que complementam as informações divulgadas de maneira escrita. Por fim, temos também a Fan Page da UNESP Ilha Solteira, onde divulgamos as últimas notícias produzidas pela nossa Equipe e as condições do tempo, quando se tornam adversas. Que tal CURTIR à na Fan Fage e ficar "antenado"? O nosso perfil no Facebook traz diariamente dicas de leitura, agricultura irrigada, negócios, música, cultura, entretenimento, carreiras, entre outros e ainda montamos Álbuns onde compartilhamos fotos sobre sistemas de irrigação, recursos hídricos, e muito mais. Fiquem a vontade para acompanhar-nos! E apreciem sem moderação!

Datas das provas
1a. Prova (Peso 2) será em 29 de junho, 2a. Prova (Peso 3) em 27 de julho e 3a. Prova (Peso 3) em 14 de setembro de 2015. As P2 e P3 serão com consulta de material auxiliar. Todas as provas serão às 16:00 horas. Os seminários acontecerão nas manhãs dos dias das provas. A recuperação será em 25 de setembro de 2015 às 10 horas no LHI.
MF = (2P1 + 3P2 + 3P3 + 2MR) / 10
MR = Seminários* e monografias** (* Notas diferentes para cada atividade, mas baseadas na média entre CONTEÚDO, MÍDIA e APRESENTAÇÃO; ** Pesos diferentes em função da dificuldade)

Como textos base para a nossas primeiras semanas de aula sugerimos os seguintes textos:


Como leitura adicional recomendamos a revista VOCÊ S/A como forma de acompanhar o que acontece no mercado de trabalho. Lembre-se também que desempenho e aprendizado depende da dedicação de cada um e estamos aqui para orientá-los para que tenham um ótimo futuro profissional. Aproveitem!

Comunicação e transparência de ações e do conhecimento
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para democratizar o conhecimento e a informação, utiliza diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do: Canal de ConteúdoCanal CLIMABLOGCanal YouTubeFan Page no Facebook, [Pod Irrigar] e IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada. Também usamos de forma complementar nosso perfil do Facebook para divulgar nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e interagir com sociedade como um todo. Existem outros canais mantidos por outras Instituições como o Forum da Agricultura Irrigada. Também confira o vídeo sobre como aprimorar seu networking.


Produzindo água
Olhem que notícia sensata: "Contra crise hídrica, Cordeirópolis quer reflorestar 56 nascentes". Realmente precisamos proteger nossas nascentes e corpos d´água! Saiba mais sobre iniciativa que deveria ser exaustivamente copiada!


XXV CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem
O XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) terá como tema a "Agricultura irrigada no semiárido brasileiro", acontecerá de 8 a 13 de novembro em Aracajú - SE e a data limite para submissão de trabalhos ao XXV CONIRD será 31/05/2015. As normas para envio de trabalhos e as datas importantes estão disponíveis. 
Em Aracaju, a ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem faz parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a coordenação do Professor Raimundo Rodrigues Gomes Filho (79 - 98160807) e o XXV será uma grande oportunidade para muitos intercâmbios acadêmicos, incluindo-se facilidades de alojamento para estudantes. O e-mail utilizado para enviar trabalhos é: trabalhos.conird2015@gmail.com Detalhes em http://www.abid.org.br

Agricultura - Safra - Cana - Grãos - Irrigação
A produção agrícola de Mato Grosso do Sul em relação a cana-de-açúcar teve crescimento de 12,8% em maio, quando comparado a abril de 2015, devido as chuvas que beneficiaram as lavouras. A produção esperada para a cultura neste ano é de 50,2 milhões de toneladas, segundo dados divulgados hoje pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A produção de grãos no Brasil, safra 2014/2015, está estimada em 202,23 milhões de toneladas, sendo 4,4% ou 8,6 milhões de toneladas a mais que na safra 2013/14, quando atingiu 193,62 milhões de toneladas, segundo a Conab. As chuvas ajudaram o desenvolvimento dos grãos em Mato Grosso do Sul, com destaque para o milho, algodão, cana-de-açúcar, soja e trigo. O Estado do Mato Grosso do Sul investe ainda muito pouco em sistemas de irrigação, o que poderá aumentar as oportunidades regionais, especialmente na área chamada de Bolsão Sulmatogrossense, onde os últimos dois anos área irrigada aumentou em 700 hectares!



Negócios
Pensa numa cara à frente de um negócio que por 50 anos nunca perdeu? Warren Buffet à Berkshire Hathaway sempre fez as escolhas certas, e certeza que a maior parte do seu sucesso foi escolher profissionais competentes e confiáveis! Interessante conhecer a história deste "velhinho" de Omaha - Nebraska.

Oportunidades - Concurso e SAMPA 2015
O Comitê Acelera FIESP (CAF) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará a 6ª edição do Concurso Acelera Startup nos dias 16 e 17 de junho de 2015 (2ª e 3ª feira), no edifício-sede da FIESP (Avenida Paulista, 1.313, São Paulo, SP. Pela primeira vez, o evento será categorizado em: “Água”, “Energia” e “Segurança”. Vamos saber mais e quem sabe, participar? As inscrições vão até 30 de maio!

A UNESP Dracena realizará no dia 22 de maio de 2015 o III Simpósio de Adubação e Manejo de Pastagens, abordando os seguintes temas: Intensificação da produção de bovinos de corte em pastagens, Balanço de carbono e a produção animal, Eficiência da adubação em pastagens e Novos desafios no sistemas de integração lavoura-pecuária. Confira os detalhes!

Entretenimento - Homenagem
E o Rei da guitarra se foi: B.B. KING! O mundo da música ficou mais triste! Ainda temos o God da guitarra que gravou uma emocionada mensagem para o amigo e Mestre que partiu! Joe Bonamassa  - outro virtuoso do blues - também falou sobre B.B. King em entrevistaB.B. King teve uma história de amor com a guitarra Lucille que durou quase 70 anos! Em 1956, B.B. King e sua banda fizeram 342 apresentações! Realmente não é para qualquer um! Saibam de outras oito curiosidades do Rei! E apreciem sem moderação a história e a música de B.B. King! Será sepultado em 23 de maio de 2015 em Las Vegas, onde morava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características