Chove muito na região nesse início de 2016

Boa tarde! 
A semana foi tomada por noticias sobre chuva e suas consequências, o volume de reservatórios que finalmente voltaram a subir mas também consequências da intensidade em grandes centros urbanos. Aqui no Noroeste Paulista não foi diferente, a chuva acumulada acumulada de ontem (15/01/2016) onde Ilha Solteira acumulou 61.2 mm e Marinopolis chegou a 38.4 mm. A alta quantidade de chuva apresentada em todos os lugares da região e do país foi comentada pelo Prof. Dr. Fernando Tangerino no último PodIrrigar dessa semana.

Confira: PodIrrigar: “Noroeste de SP apresenta chuva acima da media histórica”, o profissional comenta sobre a expectativa do retorno da hidrovia Tiête-Paraná e números esperados para Janeiro de 2016, onde esperávamos 209 mm porém já foram registrados 146 mm em 13 dias, ou seja, 70% do esperado. Tangerino fala também sobre a situação de outros reservatórios no País e comenta sobre o volume em que estão trabalhando e alguns sinais de alerta sobre isso, não deixe de conferir.


Mapa de chuva acumulada na região no dia 15/01/2016
Em relação a 2016 a primeira quinzena de Janeiro a chuva já acumulou quase 300 mm em Paranapuã e 143 mm em Ilha Solteira, que em 2015 atingiram 67,8 e 19,1mm respectivamente. Confira:

Chuva acumulada no inicio de Janeiro de 2015 e inicio de 2016
Também temos uma breve análise da chuva acumulada essa semana em relação ao ano anterior, quase o triplo de chuva.

Comparação da semana em relação ao ano passado
Essa semana tivemos a visita da Tv Tem que explorou um pouco sobre chuvas da região, reserva de reservatórios, volume morto e hidrovia. A matéria ainda não foi ao ar mas logo disponibilizaremos o Link em nossos canais. Fiquem atentos


Confira também algumas noticias sobre as consequências da chuva no noroeste paulista:



Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características