Curso "Manejo da Irrigação: Como, Quando e Quanto irrigar?" na UNESP Ilha Solteira

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) irá promover nos dias 12 e 13 de maio de 2016 o curso "Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?"

Trata-se de uma iniciativa da ANA que tem por objetivo fornecer aos produtores rurais, irrigantes, extensionistas rurais, técnicos e profissionais sobre a necessidade e importância do correto manejo da irrigação. O participante poderá conhecer técnicas modernas do manejo da irrigação automatizada que vem sendo cada vez mais inserida no mercado assim como os principais polos de agricultura irrigada do Brasil e do Mundo, utilizando ferramentas eficientes e precisas para o melhor manejo da irrigação, respondendo as três perguntas pertinentes que dá nome ao curso: "Quando, Quanto e Como irrigar?" Saiba mais.

O curso deverá capacitar entre técnicas de manejo básico até as mais avançadas tecnologias que englobam o gigantesco mundo da agricultura irrigada, tendo em visto que a irrigação não é somente a aplicação correta da água, mas uma virtude de estudo de solo, topografia, cultura, clima e entre outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o manejo ideal, possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação.


A escolha dos locais levou em consideração a pluralidade da agricultura irrigada e suas peculiaridades, diferenças regionais, níveis de tecnificação e automação, sistemas de irrigação, dentre outros aspectos relevantes. E assim, o Noroeste Paulista foi contemplado com dois cursos, o primeiro de Manejo da Irrigação, abordando o "Quando, Quanto e Como irrigar?" e também o de "Avaliação de Sistemas de Irrigação" na sequência.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "esta é mais uma grande oportunidade não somente para os irrigantes aprenderem e se conscientizarem da necessidade de implantarem programas que possibilitem a aplicação da água e no momento certo, segundo as necessidades das plantas e assim, aumentando a lucratividade das suas lavouras, tendo em vista o aumento dos custos da energia e escassez hídrica, mas também entenderem a fragilidade e o risco de se fazer uma agricultura de sequeiro. É necessário o investimento em sistemas de irrigação para garantir a sustentabilidade do negócio de produção de alimentos e temos grande potencial para estes investimentos".

"Com inverno ameno e as maiores taxas de evapotranspiração do Estado de São Paulo, se por um lado esta condição é excelente para a diversidade de culturas a ser instalada ao longo do ano, as chuvas irregulares levam à oito meses de déficit hídrico, o que torna o uso de sistemas de irrigação fundamental para minimizar os riscos climáticos e aumentar a chance de obter a produtividade potencial das culturas agrícolas. O noroeste paulista partiu de uma área irrigada em 2000 de 6.802 hectares possibilitados por 86 equipamentos e chegou a 2015 a uma área irrigada por pivô central de 13.331 hectares, com um crescimento de 96%, fruto da implantação de 116 novos equipamentos e crescendo a área irrigada em média em novos 408 hectares irrigados anualmente, e identificando uma tendência de diminuição na área média dos equipamentos ao longo dos anos, hoje em 66 hectares irrigados por cada pivô central. Mas é um crescimento muito baixo da agricultura irrigada face ao que representa e ao potencial para a produção de alimentos na região e o curso da ANA - INOVAGRI - UNESP será mais uma oportunidade para discutir a agricultura irrigada na região", finaliza o Professor Dr. Fernando Tangerino.

O programa de cursos INOVAGRI-ANA já teve e também terá outros temas a serem discutidos e ensinados aos interessados durante o primeiro semestre de 2016, confira os temas e os locais dos cursos que foram e serão realizados com os temas 1) Manejo da Irrigação: Quando, quanto e como irrigar; 2) Avaliação de Sistemas de Irrigação; 3) Manejo de Águas residuárias na irrigação; 4) Drenagem Agrícola; 5) Gestão e operação de perímetros irrigados; e 6) Outorga de água para a irrigação.


Para maiores informações a respeito acesse: CURSO INOVAGRI-ANA

O curso a ser realizado em Ilha Solteira nos dias 12 e 13 de maio de 2016 conta com a parceria da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, sob a coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e terá como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes. Serão 16 horas de curso gratuito, com aulas teóricas-praticas no dia 12 - quinta-feira e visita à campo no dia 13 com atividades práticas.
As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cursosana@inovagri.org.br e a partir disso, será enviado para os interessados um formulário de inscrição para preenchimento.

Onde?
O curso “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar?” será realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, situado na Rua Monção, 226.

Público-Alvo
Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.

Inscrições
cursosana@inovagri.org.br

Mais Informações
www.inovagri.org.br

Contato
(18) 3743-1959 / (85) 3268-1597

Produtores, Gestores e Operadores de sistemas de irrigação, Técnicos, Extensionistas e Profissionais do Noroeste Paulista, não percam essa oportunidade de transferir lucratividade através de novas técnicas e manejo para auxiliar os produtores da região promovendo incentivo a agricultura irrigada e mostrando os benefícios da prática bem realizada, aumentando a visibilidade e produtividade da nossa região.

TRANSMISSÃO ON LINE
Via VIDEOCONFERÊNCIA:
Foi criada a sala na MCU 200.145.8.4
Número: 2016
Nome: Manejo da Irrigação
PIN/Senha: 12052016

1 - Para usuários fora da rede UNESP:
digitar 200.145.8.4
digitar o número da sala seguida por #
ou

2 - Para equipamentos de VideoConferência dentro da rede UNESP:
      A - digitar 11 (alias da MCU)
      digitar o numero da sala seguido por #
ou
      B - digitar direto 11 e o numero da sala (Ex:112016 );
   
Em todos os casos acima, após entrar na sala, digitar o PIN seguido de #

TRANSMISSÃO ON LINE VIA BROWSER (NAVEGADOR)
Acessar o link:       tcs.unesp.br      
Localizar a reunião com o nome: Manejo da Irrigação 
Digitar a senha: 12052016

Recomendamos a utilização de navegadores atualizados, preferencialmente Chrome ou Firefox. 
Às vezes se faz necessário a instalação de plugins Flash, Silverlight.

INTERAÇÃO
O Internauta poderá interagir com o evento enviando sugestões, dúvidas e comentária via a Fan Page da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no Facebook, hospedada em https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características