Apresentação

Olá, meu nome é Flávio Gomes de Andrade, Graduando em agronomia pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-UNESP, membro da equipe do Laboratório de Hidráulica e Irrigação desde maio de 2009, trabalho na linha de pesquisa de sensoriamento remoto aplicado a irrigação, mais precisamente com o Surface Energy Balance Algoritmo for Land (SEBAL).

O algoritmo SEBAL foi desenvolvido em 1995 por Bastiaanssen e validado em vários ecossistemas mundiais, como Egito, Espanha, Portugal, França, Itália, Argentina,China, Índia, Paquistão, Nigéria, Zâmbia, Etiópia, Estados Unidos, Novo México, etc. O SEBAL é um algoritmo semi-empírico que promove a parametrização do balanço de energia e fluxos de superfície baseado em alguns dados locais e medições espectrais de satélites. É necessário que os canais visível, infravermelho próximo e infravermelho termal sejam tomados como dados de entrada para o processo.

Em outras palavras o SEBAL é um algoritmo capaz calcular a evapotranspiração através de imagens orbitais aliados a alguns dados de campo.

Nosso objetivo é implementar o SEBAL na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados, para que possamos assim gerar um banco de dados com as evapotranspirações de toda a bacia.
A evapotranspiração é um fenômeno dinâmico e sofre influencia de diversos fatores como localização, topografia, vegetação e tipo de solo dentre outros. Por isso existe certa dificuldade em generalizar determinado método de estimativa de evapotranspiração,neste sentido o SEBAL mostra-se uma excelente alternativa aos métodos tradicionais., além de reduzir os custos das estimativas, uma vez que as imagens podem ser obtidas gratuitamente em diversas fontes como o por exemplo o Catálogo de Imagens CBERS do site do INPE (www.inpe.br), apresentando então gastos unicamente para a aquisição do software, na maioria dos trabalhos apresentados utiliza-se o ERDAS IMAGINE, e ai se encontra outro objetivo nosso, que é a implantação do SEBAL através de um software livre no caso o “Integrated Land and Water Information System” (Ilwis), eliminando assim os gastos com a aquisição de licença de softwares.

Para Bastiaanssen (2000), apesar do algoritmo SEBAL ser fundamentado em formulações empíricas, os resultados da validação do mesmo em experimentos de campo têm mostrado que o erro relativo na fração evaporativa foi de 20%, 10% e 1% nas escalas de 1, 5 km e 100 km, respectivamente.
Essa tecnologia apresenta alta potencialidade no que diz respeito ao manejo de recursos hídricos, se aliada a imagens com uma boa resolução espacial e temporal permite um excelente monitoramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características