Folha de São Paulo lança BLOG CARREIRAS

Estreiou neste domingo, dia 23 de agosto na Folha Online o blog Carreiras - extensão da cobertura publicada semanalmente no caderno Empregos & Carreiras e espaço de interação com os leitores.

Trata-se de mais um ponto de acesso aos nossos alunos e profissionais para que possam terem sucesso nas suas atividades, a partir das dicas e notícias do setor.

Produzido pelos jornalistas André Lobato, Cássio Aoqui, Mariana Iwakura, Natalie Catuogno Consani e Raquel Bocato, o blog trará, em primeira mão, as novidades do mundo do trabalho. Nele, o leitor poderá conferir dicas sobre orientação profissional, empregabilidade e qualificação por meio de textos, vídeos e podcasts. Também terá acesso a vagas de emprego, concurso, estágio e trainee, bem como a cursos, palestras e eventos. Será possível ainda tirar dúvidas de carreira com especialistas em recursos humanos, executivos, gestores e "headhunters".

Confira a estreia do blog Carreiras em carreiras.folha.blog.uol.com.br

Sobre os blogs veja também as matérias a seguir e as tendências.

Frases
"Posso evoluir para o marketing ou ter uma empresa, mas meu plano de carreira hoje é ser o diretor de redes sociais de uma empresa que não tem "core business" em TI". Por ROBERTO ALOUREIRO, gerente de redes sociais da Tecnisa

"Todo mundo está sobrecarregado, mas o mundo exige [que o trabalhador use ferramentas como o blog]. Nem todo mundo tem a percepção dessa necessidade". Por ANDRÉ FRÓES , gerente de marketing da Amadeus


Blogueiro oficial -Empresas criam cargos para fomentar mídias sociais

Em julho, 21,9 milhões de pessoas navegaram por blogs no país - o equivalente a 60% dos internautas ativos, segundo o Ibope Nielsen Online.

Os números, sempre crescentes, fizeram com que firmas - especialmente as B2C (venda ao consumidor) - repensassem as estratégias em relação a essa ferramenta. Nesse movimento, a estrutura organizacional também passou por alterações.

Se antes os blogs eram feitos por profissionais que acumulavam outras funções, hoje têm se tornado mais estruturados. Não é raro encontrar colaboradores que se dedicam apenas ao universo virtual, que inclui elaboração e manutenção de blogs e gerenciamento de redes sociais, como Facebook e Orkut.

Algumas firmas foram além e criaram gerências para administrar as ferramentas. A Tecnisa foi uma das pioneiras e delegou a gerência ao publicitário Roberto Aloureiro, 37.

Há dois anos, seu dia a dia é voltado para redes sociais - e o blog corporativo toma a maior parte de seu tempo. Com foco em informações sobre o mercado imobiliário, a ferramenta não é "divulgação, mas relacionamento".

Prova disso, diz, é a busca por respostas para dar aos internautas, mesmo que não estejam relacionadas à atividade da firma ou aos temas dos posts. "Já fui atrás de três ou quatro pessoas para orientar um leitor que queria ter uma horta na varanda no apartamento."

Restrito
Para especialistas, esse movimento ainda é restrito. A crise financeira e o estágio do desenvolvimento de blogs corporativos, considerado embrionário por alguns, são fatores que inibem a criação de cargos.

Apesar disso, as empresas continuam investindo em blogs, mas delegando o trabalho a agências especializadas.

Na Edelman (companhia de comunicação corporativa), há uma área em que os profissionais têm de abastecer e manter blogs corporativos, entre outras incumbências.

A Pólvora! Comunicação foi criada, há um ano, apenas para desenvolver projetos de mídias sociais para as empresas. "As companhias estão terceirizando para ver aonde vai esse movimento", destaca o diretor de operações, Marcio Cavalieri.


Dinamismo é chave em área digital
Ser proativo e ter interesse na ramo de mídias sociais conta mais que diploma específico

Jornalistas, publicitários, biólogos, veterinários, arquitetos. Não há uma formação única de blogueiro, mas algumas características que os unem na elaboração de blogs ou na manutenção de Facebook organizacional, por exemplo.

Nas agências, estar inserida nas mídias sociais, ter boa comunicação, ser uma pessoa dinâmica e ter interesse no tema sobre o qual vai escrever faz mais diferença na contratação do que qualquer diploma, destaca Mario Soma, diretor-executivo do Grupo RMA.

Algumas vezes, quem cumpre essa função é o presidente da empresa. Cabe a ele abastecer a página de novidades sobre o mercado e a companhia.

O engenheiro Stelleo Tolda, 41, diretor-presidente do MercadoLivre.com, é um deles. Há três anos, alimenta o blog, que trata do mundo digital, com um post a cada dois dias.

Os funcionários começaram a ler e, indiretamente, a fazer parte do processo.

Ainda que não fossem os autores dos posts, foram os primeiros a acompanhá-los. Alguns ainda se aventuravam a deixar comentário e sugestão.
"No começo, eu escrevia para eles", resume Tolda.

Vitrine interna
Na Amadeus, de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, todos os colaboradores podem contribuir para o blog interno da companhia. Não importam formação, área de atuação ou tempo de casa.

Dos 100 colaboradores, 40 postam frequentemente, mas são os setores de vendas e suporte e serviços ao cliente os mais participativos.

A colaboração não é remunerada, mas serviu de vitrine para que alguns profissionais se posicionassem de outra forma. "Isso abriu um novo campo de atuação para algumas pessoas, que migraram de suporte e treinamento para projetos estratégicos", destaca o gerente de marketing, André Fróes.


"Aonde a internet for, vou atrás"

"Cara, tem uma vaga para você lá na Microsoft." O convite foi feito após o então diretor de uma firma de serviços de internet Rene de Paula, 44, participar de um evento e "falar muito" sobre meio digital.

Foi contratado para fazer a divulgação de novas tecnologias. Após sedimentar relacionamento com principais "players" do mercado, optou pela elaboração de um blog corporativo para se comunicar com os parceiros.
"Sou produtor de conteúdo crônico", brinca.

Com visibilidade em outras ferramentas on-line, como Twitter, e informações relevantes no blog, o número de visitantes foi crescendo. Em setembro de 2007, teve 3.000 visitantes. Atualmente, acumula 160 mil por mês.
Ele não define os rumos da carreira, mas usa uma frase que indica a ambição: "aonde a internet for, vou atrás, empurrando".

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