Fotos da Semana - córrego do Coqueiro





Registro da visita feita esta semana em um pequeno afluente no córrego do Coqueiro, localizado no município de São Francisco, estrada rural que liga ao Bairro Itapirema.

Através da visita feita no local constatamos a retirada da mata ciliar ocorrida no passado e em seguida ocupada pela pecuária extensiva, muita vezes com práticas inadequadas de manejo de solo.

Com anos de uso e práticas não sustentáveis é possível observar imagens como essa. Ao fundo da imagem a cultura da cana-de-açucar, uma atividade recente no noroeste paulista.

A pergunta é: Até quando os sistemas de produção vão persistir neste modelo que não deu certo? Precisamos urgentemente adotar mudanças de paradigmas e instituir modelos mais sustentáveis.

Pense nisto!


Comentários

  1. Qual seria neste caso a solução?
    Implantação da mata ciliar e...

    ResponderExcluir
  2. Nao somente a mata ciliar, mas o terraceamento também. E o gado deve ser mantido fora da APP.
    Na outra ponta, como defendemos e acreditamos na agricultura irrigada como fator de desenvolvimento sócio-economico, ter água em quantidade e qualidade é absolutamente necessário, daí nosso trabalho de monitoramento realizado em microbacias de importancia para os pequenos municipios.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características