LES PAUL MORRE, AULAS INICIAM E ENCRUZILHADAS

No momento em que os amantes da boa música se lamenta pela morte no dia 13 de agosto aos 94 anos do norte americano Lester William Polfuss, mais conhecido como Les Paul, nossos alunos estão diante de uma nova encruzilhada: a de enfrentar os novos professores nas aulas que começaram hoje e se devem dedicar ou não aos estudos que irão contribuir para a sua formação e sucesso profissional.

Assim, também o é como os que já estão no mercado de trabalho ou mesmo aposentados, mas que todos os dias se encontram na encrizilhada da vida, com muitos caminhos a seguir e a decidir. Tomar a decisão certa a todo momento é uma tarefa das mais dificeis.

Assim, nossa mensagem da semana é uma homenagem à Les Paul e a sua músíca e obra, ilustrada com o clássico do bom blues: Crossroads em várias versões para que todos possam apreciar.

Mas, muitos daqueles que gostam de música e tocam quitarra, sonham com uma Les Paul, sem saber como surgiu. Keith Richards, Jimmy Page, Eric Clapton, B.B. King, Pete Townshend, Eddie Van Halen e Jeff Beck, entre outros tocam neste modelo criado por Les Paul, que foi um guitarrista e pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos.

Les Paul é tido como um artífice vital para o desenvolvimento da música no século 20. Além de emprestar o nome para um dos modelos mais conhecidos de guitarra, o norte-americano inventou técnicas que revolucionaram a gravação de música pop (como as gravações em múltiplos canais).

Les Paul ficou famoso pelo seu trabalho em estúdios, mas ganhou reconhecimento como músico. Nas décadas de 1940 e 1950, ele e a mulher, a cantora Mary Ford, emplacaram alguns hits nas rádios, como "Mockin" Bird Hill". E apresentaram um programa na TV norte-americana, o "The Les Paul and Mary Ford at Home Show".
Nos anos 1940, Les Paul costumava ir a clubes tocar a guitarra que havia criado em casa. Como o instrumento ainda não possuía toda a base, ele era chamado de "maluco".

Anos depois, a Gibson Les Paul passaria a ser reverenciada por gente como Paul McCartney, que chegou a dizer: "No palco, quero algo que eu tenha certeza de que seja ótimo. E eu sei que a Les Paul é ótima".

Começou a se interessar por música aos 8 anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e já tocava profissionalmente. Após participar de algumas bandas, Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red e outro como músico da banda de Georgia White.

Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com logo da marca. Após alguns anos, a fabricante mudou de idéia: Gibson Les Paul é uma guitarra usada no mundo todo, tanto por profissionais quanto por amadores. Guitarras Les Paul vêm sendo usadas por: Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Duane Allman, Gary Moore, Paul McCartney, Jeff Beck, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, Buckethead, Gary Rossington,John Fogerty, Slash, Pete Townshend, Tommy Thayer, Daron Malakian, Zakk Wylde, Dave Grohl, Kirk Hammett, Marcus Siepen e Billie Joe Armstrong.

Les Paul foi também o criador da gravação multi-canal. Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, portanto soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. ("Brazil", similarmente gravada, estava no lado B.). Esta foi a primeira vez que gravação multi-canal foi realizada. Estas gravações não foram feitas com fita magnética, mas com discos de acetato. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multi-canal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas como ele mesmo fez mais tarde. Até chegar em um resultado com o qual estava satisfeito, ele descartou aproximadamente 500 discos de acetato.

Les Paul morreu de complicações de pneumonia no Hospital White Plains, em White Plains, Nova Iorque, ao lado de sua família e amigos.

Enquanto que Crossroads é a mais famosa das canções de Robert Johnson, na qual foi baseado filme Crossroads (1986) que trata do suposto acordo com o diabo para se tornar o melhor tocador de blues.

A conferir e que a semana seja ótima e produtiva!

Referências:


LES PAUL EM AÇÃO


CROSSROADS EM VÁRIAS VERSÕES

DUAS GERAÇÕES DO BLUES SE ENCONTRAM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características