LIVRO: Os 5 Desafios das Equipes - Uma Fábula sobre Liderança

Como resolver disfunções em equipes é tema do livro de PATRICK LENCIONI, publicado pela Editora Campus (R$ 39,90 e 173 páginas), contando a história de uma profissional contratada para ser a principal executiva de uma renomada empresa do Vale do Silício, nos Estados Unidos, assumindo uma equipe com problemas e tem pouco tempo para fazer o time retomar a produtividade.

Para isso, ela precisa mostrar ao grupo de gestores que eles padecem das cinco disfunções que levam os times a perder o foco.

São elas: falta de confiança, medo do conflito, falta de comprometimento, fuga da responsabilidade e desatenção aos resultados.

Um problema causa o outro, e todos levam ao fracasso.

De acordo com Natalie Catuogno Consani, na Folha de São Paulo, o livro será distribuído a partir de 26 de agosto. Por meio da ficção - e, nessa versão, contando com a ajuda do ilustrador Kensuke Okabayashi -, o autor mostra como essas disfunções se manifestam no dia a dia das companhias e travam o desenvolvimento das equipes e das empresas.

No final da história, o livro apresenta todas as disfunções, sugere exercícios em equipe e aponta qual é o papel do líder na condução do time para resolver os cinco desafios.

Para a falta de confiança, a obra sugere, entre outras ações, que o líder se arrisque e se mostre genuinamente vulnerável.

Já para o medo do conflito, que faz com que as pessoas evitem dar suas opiniões, mas abusem de ataques indiretos, uma das ideias é que o líder atribua a alguém o papel de detonador de tensões. Ou seja, um dos integrantes fica responsável por verbalizar divergências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características