RECONDUÇÃO NA FAPESP

O presidente da FAPESP, Celso Lafer, e os conselheiros Horácio Lafer Piva e Yoshiaki Nakano foram reconduzidos para integrar o Conselho Superior da Fundação para um mandato de seis anos. Os três haviam sido indicados para o primeiro mandato em setembro de 2003, pelo governo de São Paulo.

A nomeação, em decreto do governador José Serra, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 22 de agosto.

Celso Lafer, é membro do Conselho Superior desde 2003 e presidente da FAPESP desde setembro de 2007. É professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou e leciona desde 1971. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em ciência política, e livre-docência em direito internacional público na Faculdade de Direito da USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras.

Foi ministro das Relações Exteriores em 1992 e novamente em 2001 e 2002, e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio em 1999. De 1995 a 1998 foi embaixador e chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra. Na OMC, foi presidente de Órgão de Solução de Controvérsias e do Conselho Geral.

Recebeu o Prêmio Moinho Santista na área de relações internacionais (2001) e a Ordem Nacional do Mérito Científico (2002). É autor de A Reconstrução dos Direitos Humanos, um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt (1988), Desafios: Ética e Política (1995) e A Internacionalização dos Direitos Humanos: Constituição, Racismo e Relações Internacionais (2005), entre outros.

Horacio Lafer Piva é industrial, formado em economia e pós-graduado em administração de empresas. É presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e membro do Conselho de Administração das Indústrias Klabin.

Atua também em várias outras entidades, como presidente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e membro dos Conselhos da Fundação Arte Sem Fronteiras, da Fundação Antonio Prudente de Combate ao Câncer e da Fundação Osesp.

Foi presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Yoshiaki Nakano é professor de economia da Fundação Getulio Vargas e diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, fez mestrado e doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

É integrante do Conselho de Administração e também membro do Comitê de Auditoria da Companhia Siderúrgica Nacional, do Conselho Superior de Economia da Fiesp/Instituto Roberto Simonsen e do Conselho Consultivo do Grupo Pão de Açúcar.

Foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Governo do Estado de São Paulo e ocupou o mesmo cargo na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Foi secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e consultor do Banco Mundial, até ser nomeado secretário da Fazenda e dirigir o Centro de Economia Política.

Mais informações sobre o Conselho Superior da FAPESP: www.fapesp.br/materia/32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características