Seminário de Agricultura Irrigada com Desenvolvimento Sustentável - 24 de setembro de 2009

O Seminário de Agricultura Irrigada com Desenvolvimento Sustentável acontecerá em 24 de setembro de 2009 (quinta-feira) na Universidade Federal de Uberlândia.

O evento terá início às 08:00 e término previsto às 18:00 horas e é uma iniciativa do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, com o intutito de dar continuidade às discussões a cerca da agricultura irrigada.

A irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem como objetivo fornecer água para a plantação de forma controlada e em quantidade suficiente e no momento exato, permitindo ao produtor, assegurar a sobrevivência e a produtividade de sua plantação, suprindo o problema de déficit hídrico, e ainda enriquecendo o solo com a adição de elementos fertilizantes. Contribui para os ganhos de produtividade agrícola, no entanto ela deve ser utilizada de forma planejada e com sensibilização ecológica, caso contrário pode causar desastres ambientais. É neste sentido que surge a discussão de Desenvolvimento Sustentável a cerca da utilização desta técnica na agricultura.

Objetivos:
O Seminário de Agricultura Irrigada com Desenvolvimento Sutentável tem como objetivos: promover discussões a cerca da agricultura irrigada na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; informar as adequações da técnica de irrigação ao desenvolvimento sustentável que podem ser utilizadas pelos produtores de acordo com a legislação vigente sobre recursos hídricos; promover a participação de todos os interessados já que se trata de um evento gratuito; e ainda cumprir o compromisso público da universidade para com a sociedade dessa mesorregião.

Público alvo:
Prefeitos ou representantes dos municípios da mesorregião, produtores rurais, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia, Agronomia e demais interessados pelo assunto.

Quando? 24 de setembro de 2009 (quinta-feira)
Onde? No Anfiteatro do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, no endereço: Av: João Naves de Ávila, n° 2121 - bairro Santa Mônica em Uberlândia - MG.
Duração: das 08:00 às 18:00 horas
Programação completa e mais informações:
http://www.agriculturairrigada.ufu.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características