IBGE divulga o Censo Agropecuário

O IBGE divulgou os dados do Censo Agropecuário elaborado em 2006. As informações foram coletadas em todos os municípios do país.

A pesquisa mostrou que, em 2006, havia cerca de 5 milhões de propriedades agrícolas. Esse número significa 36,75% do território nacional. Com relação ao Censo anterior, de 1995, houve redução de 7%.

Número de propriedades: 5,2 milhões
Área ocupada: 36,75% da área
Variação área: - 7%

“De 1995 pra cá, uma das causas pode ser o aumento do número de terras indígenas e de unidades de conservação. De 95 pra cá, foram regularizados 60 milhões de hectares de terras indígenas e unidades de conservação. Antes de 95, se eu tinha algum produtor dentro dessas áreas, agora não teve mais, então eu não levantei essa área”, diz Antônio Carlos Simões Florido, integrante da Comissão de Planejamento do Censo.

O Censo também revelou que a concentração na distribuição de terras no Brasil ainda é alta. As maiores propriedades, com mais de mil hectares, ocupam 43% da área total. A agricultura familiar, que foi pesquisada pela primeira vez, ocupa 24% do território e representa 34% da renda no campo. Em todo o país, é responsável por 87% da produção de mandioca, 70% da produção de feijão e 58% da produção de leite.

Propriedades com mais de 1.000 hectares: 43% da área
Agricultura familiar: 24% da área e 34% da renda

Agricultura familiar - Produção:
Mandioca: 87%
Feijão: 70%
Leite: 58%

CONFIRA AQUI OS DADOS COMPLETOS DO CENSO AGROPECUÁRIO.

Fonte: Programa Globo Rural, a partir dos dados do IBGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características