FOTOS DA QUINZENA: As 10 mais por Juliana Polloni

Preocupando-se com gerenciamento, conservação e economia dos recursos hídricos, começo esta galeria com fotos de métodos de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) que neste sentido apresentam uma séria de vantagens, como o uso racional da água, energia e a não interferência do vento sobre a aplicação.
No método localizado, a água é aplicada numa fração do sistema radicular das plantas, através de emissores pontuais (gotejadores) ou superficiais (microaspersores).


A irrigação por microaspersão caracteriza-se pela aplicação da água numa fração do volume de solo explorado pelo sistema radicular das plantas, de forma circular ou em faixa contínua.

No sistema de gotejamento, a água é aplicada por ponto de emissão, gota a gota, até a base da planta, sobre ou sob o solo, sendo absorvida pelas raízes.


Interferências do lançamento de efluente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Marinópolis na qualidade de água do Córrego Três Barras.

Amostras de água coletadas no Córrego Três Barras: ponto 2 (à esquerda) e ponto 3 (à direita) onde recebe lançamento de efluente da ETE.

Muita chuva em Ilha Solteira e toda região noroeste paulista; fartura para a agricultura, mas erosão e assoreamento para o solo descoberto.

Consequências da ausência de mata ciliar. A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.

Uma das vantagens de morar em Ilha Solteira é poder observar este por do sol.

Além do por do sol, temos lindos ipês floridos decorando o câmpus e a cidade.

As macrófitas aquáticas também tem sua beleza e decoram os córregos do noroeste paulista.

Laboratório de Hidráulica e Irrigação recebendo visita de escolas da região e divulgando conhecimento na área. Sejam todos bem vindos!

Comentários

  1. Eu, que ainda não tive oportunidade de conhecer a FEIS, gostei muito das imagens aqui postadas! Agradeço à Juliana pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. O Por do Sol é inenarrável... parabéns pela escolha Jú!

    Leda, é isso que te espera por aqui... Venha logo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características