Nos EUA a qualidade da água melhora após proibição da utilização de fertilizantes

Por Henrique Cortez

Em um esforço para recuperar a ‘qualidade’ de mananciais, diversos municípios dos EUA estão proibindo ou restringindo o uso de fósforo, componente de fertilizantes, reconhecidamente capaz de matar peixes e causar a proliferação de algas e de outros problemas.

Muitos produtores rurais questionaram a validade e a importância da decisão de proibir a utilização dos fertilizantes, bem como da criação de ‘zonas de amortecimento’ ao longo dos rios e lagos. No entanto, uma nova pesquisa [Reduced river phosphorus following implementation of a lawn fertilizer ordinance], publicada na Lake and Reservoir Management, Volume 25 Issue 3 2009, demonstra que, de fato, a proibição resultou em melhorias na qualidade da água.

A pesquisa documenta que os níveis de fósforo, no Huron River, caira, uma média de 28% depois que a cidade de Ann Arbor aprovou um decreto, em 2006, determinando a redução do uso do fósforo para adubação de gramados. O fósforo é naturalmente abundante no solo do sudeste do Michigan, tornando desnecessária e até excessiva a adubação com este nutriente.

Ao longo dos últimos 5 anos diversas pesquisas demonstram os severos impactos dos agroquímicos nos mananciais e na formação das zonas mortas oceânicas, o que, crescentemente, demonstram a urgência no desenvolvimento de controle e gerenciamento da utilização racional e segura dos fertilizantes químicos.

A segurança e a qualidade da água é um tema de extrema importância para qualquer comunidade e, diante dos riscos de escassez de água ao longo do século 21, não se pode permitir que a aplicação descontrolada de agroquímicos ao longo das áreas de influência dos mananciais.

O artigo “Reduced river phosphorus following implementation of a lawn fertilizer ordinance”, de John T. Lehman; Douglas W. Bell; Kahli E. McDonald, Lake and Reservoir Management, 1040-2381, Volume 25, Issue 3, 2009, Pages 307 – 312, apenas está disponível para assinantes.


Henrique Cortez é ambientalista, atua como coordenador do portal EcoDebate e subeditor da Revista Cidadania & Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características