Parceria ETEC e UNESP: Qualidade e disponibilidade de água

Neste último sábado (03/10/2009) foi realizada uma aula sobre qualidade e disponibilidade de água na microbacia do Córrego do Ipê, em Ilha Solteira. Esta aula foi possível através de uma parceria entre a Escola Técnica Estadual (ETEC) Centro Paula Souza e a UNESP representada pelos membros da Área de Hidráulica e Irrigação.

Os alunos que participaram desta aula são do curso de Técnico em Meio Ambiente e estavam acompanhados da Professora Martha Regina Lucizano Garcia, que ministra a disciplina de Hidrobiologia para os mesmos, que informou que "esta aula surgiu da necessidade que os alunos tinham de entrar em contato com a parte prática do curso, pois eles estavam ansiosos para ver e aplicar, em campo, os conhecimentos adquiridos em sala de aula".

A Professora Martha então entrou em contato com o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que coordena trabalhos de monitoramento da qualidade da água e da vazão em microbacias de interesse sócio-econômico na região noroeste paulista, que prontamente organizou seus Orientados de Mestrado e Doutorado para viabilizar este apoio.

O Biólogo e Doutorando Renato Alberto Momesso Franco então se deslocou até a ETEC e ministrou uma aula teórica na terça feira (29/09/2009) relatando os principais problemas da água no mundo e a importância das varáveis que indicam a qualidade da água, com enfoque para sólidos totais e a turbidez, além de relatar sobre os trabalhos de monitoramento conduzidos pela Área de Hidráulica e Irrigação e mostrar o relatório do FEHIDRO 2009.

Na aula prática, Renato, agora auxiliado pelos Mestrandos Gustavo Cavalari Barboza e Renata da Silva Moura mostrou aos alunos a situação da microbacia do Córrego do Ipê e a recomposição da mata perto da nascente, que foi realizada a aproximadamente quatro anos atrás. A partir daí os alunos puderam aprenderam in loco a importância que o homem tem em transformar o ambiente, que qualquer ação mal conduzida pode ser refletida nos recursos hídricos, sendo que isso pode ser realizado de modo correto, de forma a não prejudicar o meio e conservá-lo para as futuras gerações. Além disso, os alunos aprenderam e realizaram o procedimento para a coleta de água e medição de vazão, através do método do Molinete hidrométrico e do flutuador.

Da nascente os alunos partiram a represa do Grêmio XV de Outubro, bastante assoreada e com o extravasador posicionado na margem esquerda sofrendo processo acentuado de erosão, com grande parte do solo debaixo da laje de concreto já erodido, representando real perigo de rompimento em um dia de chuva de grande intensidade.

Mais uma parada para análise da qualidade da água e verificação do estado de degradação do córrego representado pela intensa infestação da macrófita de nome Typha sp, popularmente conhecida como tabôa, tanto no córrego do Ipê, como no córrego da Tabôa, que se junta ao do Ipê na proximidade da Rotatória que dá acesso à Três Lagoas.

Para a aluna Jane Lima Menezes "A teoria é uma coisa, a prática é bem melhor, pois podemos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula", ela disse ter gostado muito do que foi apresentado e da aula em campo.

Já o aluno Francisco Hermenegildo ressaltou a importância de que os profissionais, que visam trabalhar com o meio ambiente, precisam estar em contato com o campo, de ver as condições reais para realizar o trabalho corretamente. Francisco disse "Precisamos de mais aulas desse tipo" e parabenizou a iniciativa da Professora Martha.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem sido procurada por entidades e instituições de ensino para atividades conjuntas que visem proporcionar mais conhecimentos sobre meio ambiente e recursos hídricos.

Veja algumas delas no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no canal EVENTOS e também GALERIA! Não deixe também de conhecer nossos trabalhos técnicos no canal TEXTOS TÉCNICOS.

Conheça também o último artigo publicado pela equipe:
:: Qualidade da água para irrigação na microbacia do Coqueiro, Estado de São Paulo

Renato ressalta a importância da mata ciliar para a proteção dos recursos hídricos.

Coleta de água para avaliar a qualidade.

Professora Martha Garcia explica a importância da medição da vazão para avaliar a disponibilidade da água no córrego.

Alunos atentos a explicação.

Aluno se prepara para medir a altura da lâmina d'agua.

Gustavo Barboza auxilia aluno na coleta de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características