Temperatura sobe, mais chuva e pouco vento no noroeste paulista‏


Depois de setembro histórico em chuvas no noroeste paulista, o mês de outubro começou com temperaturas elevadas, muito desconforto térmico e a temperatura chegando aos 33,1°C nas horas mais quentes do dia. A média até o momento está em 26,0°C em Ilha Solteira, segundo os registros dos sensores da estação agrometeorológica operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Todavia, o tempo mudou nesta madrugada de terça para quarta-feira e por volta da meia noite, novas chuvas, que totalizaram 24,2 milímetros, fazendo com que em Ilha Solteira, já se tenha acumulado 37,9 milímetros. Em outubro, com base em dados históricos, são esperadas chuvas que totalizem 109 mm.

Nesta situação, a umidade relativa mínima foi de 40,2% no dia 03 e a média do mês permanece alta, em 69,4%.

Segundo dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, a velocidade média do vento em outubro é de 3,2Km/h, vindos do nordeste. A má circulação do ar associada às altas temperaturas causam maior desconforto térmico na população do noroeste paulista.

A evapotranspiração, água perdida para atmosfera através da evaporação do solo e transpiração dos vegetais, soma 24,8 mm no mês, com média de 4,1 mm.


Estação agroclimatológica de Ilha Solteira. Veja a localização.

Pluviômetro mede a quantidade de chuva que cai em uma região.

Anemômetro mede a velocidade do vento, sensor de direção do vento e termômetro e higrômetro reunidos registram a temperatura e umidade relativa a cada 10 segundos.

Chuva no Campus II da UNESP Ilha Solteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características