Produção recorde leva soja a "salvar" Estados exportadores

Apenas três Unidades da Federação aumentaram embarques durante a crise.

Mato Grosso, Tocantins e Roraima conseguem agora melhores resultados; soja supera minério de ferro e lidera pauta de embarques


por EDUARDO RODRIGUES

Com produção recorde em 2009, a soja foi o grande trunfo para os únicos três Estados brasileiros que aumentaram as exportações na crise. Blindados pelo desempenho da commodity, Mato Grosso, Tocantins e Roraima conseguiram resultados comerciais melhores do que os obtidos no ano passado.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, a quantidade vendida da leguminosa brasileira aumentou 27,6% até agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, compensando a queda de cerca de 10% no preço.

Maior produtor do país, Mato Grosso registrou alta de 16,35% nos embarques no período, considerando todos os produtos. Mesmo com a queda nas vendas de carne bovina, lucrou com aumentos superiores a 25% nas exportações de soja em grão e farelo, que, juntos, representam mais de três quartos das mercadorias exportadas pelo Estado.

O resultado foi suficiente para que o Centro-Oeste fosse a única região com aumento nas exportações até agosto, de 1,8%. A safra expressiva também possibilitou à soja tomar o lugar do minério de ferro como principal item da pauta de embarques brasileiros.

"Os dados mostram o quanto a soja vem ganhando importância na economia nacional", diz o presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso), Glauber Silveira.
Segundo ele, embora o câmbio valorizado prejudique as vendas ao exterior, o negócio da soja continua rentável para os produtores. "Ainda é possível conseguir bom valor no mercado. A soja tem alta liquidez. O produtor recebe no ato da venda", afirma Silveira.

Frustração no Sul
Mas nem todos os Estados produtores do grão levaram vantagem na crise. A seca no Sul do país frustrou os planos de agricultores gaúchos e paranaenses, diz Silveira.
Mas, em Mato Grosso, o sucesso da safra já estimula previsões de ampliação da área cultivada para a próxima colheita, em 2010. De acordo com a Aprosoja, deve haver um crescimento de 2,9% na extensão das lavouras de soja, que atingirão 5,867 milhões de hectares.

A soja também é a razão do aumento de 14,25% nas vendas totais de Tocantins, onde uma das mais recentes fronteiras agrícolas no interior do país, em pleno cerrado, responde por 81,72% da riqueza exportada pelo Estado.

Em Roraima, que investe mais nas vendas de produtos derivados da madeira e o peso da leguminosa nas operações não passa de 26,74%, o aumento na balança de exportações foi de 1,45% até agosto.

Para o coordenador do Programa Agricultura e Meio Ambiente da WWF-Brasil, Cássio Franco, o lado negativo do desempenho da soja é o avanço da cultura sobre áreas nativas de cerrado e na Amazônia.



Folha de São Paulo, 20 de outubro de 2009, p. B11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características