Saída de Campo para Avaliação dos Sistemas de Irrigação do Córrego do Coqueiro

Neste última quinta-feira dia 27 de abril, tivemos mais uma saída de campo dando continuidade ao projeto de caracterização dos irrigantes do Córrego do Coqueiro, este projeto apresenta entre os seus principais objetivos avaliar os sistemas de irrigação e a qualidade da água utilizada, visando assim, buscar meios práticos e viáveis para orientar os produtores de forma a obterem uma uma irrigação de melhor qualidade, promovendo assim uma melhor eficiência do sistema, diminuindo os custos e o desperdício de água e de energia elétrica.

Neste dia avaliamos cinco sistemas de irrigação divididos em duas propriedades, na primeira propriedade avaliamos um sistema de microaspersão invertida em uma antiga parreira de uva que esta sendo utilizada para o cultivo de milho e feijão bolinha, ao lado da parreira avaliamos um sistema de aspersão que esta sendo utilizado para a irrigação de milho e eucalipto, sendo que isto ainda esta sendo possível pois o eucalipto ainda esta com cerca de dois meses de implantação apresentando pequeno porte.


A abertura de novas áreas de irrigação é uma realidade que já vem sendo observada desde o início das nossas saídas de campo, onde boa parte dos produtores já avaliados haviam aumentado a sua área irrigada a pouco tempo ou apresentavam o interesse em faze-lo em breve. Este é o caso dessa propriedade, onde ainda avaliamos um segundo sistema de irrigação por aspersão que havia sido montado há cerca de uma semana junto com o plantio de milho que ainda estava em processo de germinação, esta área esta representada na foto acima, onde neste momento estava sendo coletado o volume de água do aspersor para que juntamente com o tempo de coleta seja possível calcular a vazão deste.


Na foto acima a equipe se despedia dando um singelo presente ao produtor que comemorava o seu aniversário neste dia.

Na segunda propriedade avaliada encontramos duas parreiras de uva, sendo respectivamente de 1,5 e 0,75 hectares. A foto abaixo a tomada de pressão na tubulação na entrada da segunda parreira, situação esta não comum nas propriedades avaliadas, devido muitas não contarem com o cavalete em seus sistemas.

Este projeto também será representado no III WINOTEC apresentando o levantamento do uso da água na Microbacia do Córrego do Coqueiro através dos dados dos pedidos de Outorga disponibilizados pelo DAEE e apresentados nos mapas abaixo demonstrando a distribuição do uso na Microbacia através da utilização do SIG, onde no caso utilizamos o programa ILWIS.

Este e os demais trabalhos podem ser encontrados na integra no Portal do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características