Atualizando informações em 10 de março de 2013 - Aula 2

Para Sócrates (470-399 a.C.), "o método dialético defende que uma resposta (ou hipótese) é verdadeira se resistir à refutação, ou seja, à contradição. Daí a importância das perguntas bem feitas."

Na nossa aula da semana passada de Irrigação e Drenagem abordamos os aspectos iniciais do curso e também a importância histórica e atual da agricultura irrigada. Na nossa postagem anterior disponibilizamos as sugestões de leitura complementar aos temas desenvolvidos em sala de aula. Ministramos um conteúdo abrangente que vai desde o histórico da irrigação, como as áreas irrigadas no mundo e ainda aspectos econômicos da agricultura irrigada e estes ensinamentos podem e devem serem complementados com as nossas listas de exercícios. Comece pela "HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO DA IRRIGAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO", mas da leitura uma coisa legal, nada de pressa, com tranquilidade. Vimos também que o nosso Brasil é economicamente forte e importante, mas desigual, mas a agricultura irrigada tem potencial para minimizar ou até mesmo mudar esta situação, mas isso depende muito da capacitação e competência técnica e apostamos na comunicação como elemento essencial, incluindo a transparência e democratização de ações e do conhecimento. Mostramos como a AHI pratica isso. Acreditamos que temos que reinventar o setor onde estamos envolvidos, com inovação e criatividade e assim, foco e capacitação são fundamentais. Em relação à irrigação e uso da água ilustramos com exemplos de culturas que dependem da irrigação, tanto para a produtividade, como para a qualidade da produção, e que produzimos matéria prima aqui no Brasil, para serem industrializadas em outros países. Fumo, café, cacau, são apenas alguns exemplos! E introduzimos ainda que de forma superficial, o conceito de RDI (Regulated Deficit Irrigation - 1), que envolve a qualidade de alguns produtos, como por exemplo uva e fumo, como uma estratégia para ter água à todos.
Na parte da tarde falamos um pouco sobre carreira e que devemos ter um alvo e a importância de se preparar desde já. Ilustramos a irrigação no Brasil e no mundo, o potencial da agricultura irrigada, os conceitos de irrigação como técnica de aplicação artificial de água e um conjunto de ações e conhecimento eclético e ainda a diferença entre a irrigação e a agricultura irrigada quando falamos do setor. O exemplo da transformação de uma área de duna em campo de golf evidencia a necessidade de juntarmos conhecimentos de todas as áreas do campo agronômico com a irrigação e assim, auferirmos sucesso no nosso negócio. Não se iludam, o objetivo de todo o empreendimento é o lucro e a geração de empregos, desenvolvimento, etc, é consequência de uma negócio de sucesso.
Na parte prática da aula conhecemos os aspersores utilizados em irrigação paisagística e campos esportivos e aspersores de impacto e algumas características dos seus jatos tipo gear-drive (ou rotores), spray-head ou ainda os modernos MP Rotators (aspersores pop-up). Hunter, Fabrimar e Agropolo são os fabricantes do emissores visualizados em operação. No nosso canal no YouTube damos destaque para alguns emissores em operação. Confiram! Conhecemos também três diferentes pluviômetros, desde os de leitura manual, até os que contam com dataloggers para armazenamento dos dados coletados.


Usaremos intensamente nossos canais de comunicação baseados na Internet, mas de forma complementar, pois os livros textos são essenciais. O Manual de Irrigação é o mais tradicional e servirá ao longo de todo o curso, fiquem atentos apenas nas representações que utilizamos, que muitas diferem dos autores acima, mas tem o mesmo significado. Uma lista com artigos interessantes para ser lidos foi disponibilizada na postagem da semana passada. Leiam sem moderação! No canal TEXTOS TÉCNICOS do Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estão disponíveis a maior parte dos artigos técnicos e os assinados sobre estes temas desenvolvidos pela AHI


A semana foi de temperaturas muito elevadas com mais de 35ºC em todos os dias na região. A evapotranspiração em geral no noroeste paulista girou em torno da média de 5,0 mm/dia, mas houve uma grande dispersão na chuva, com locais que chegaram a acumular 69 mm (Itapura) na semana e em outros, choveu quase nada. Itapura ontem registrou ventos de até 52,8 km/hora. E o acompanhamento das condições do clima pode ser feito em tempo real no canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br

Irrigação de campos esportivos
O sistema de irrigação do gramado da Arena Pernambuco está sendo instalado e é destaque na imprensa. Veja o video onde é possível ver os operários trabalhando e a manta geotêxtil que é utilizada como base para o topsoil e sistema de drenagem. Na verdade o video é mais ilustrativo em relação ao sistema de drenagem.

Como escolher o sistema de irrigação

Eventos
Destacamos o XXIII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, o mais tradicional evento da agricultra irrigada e que acontece anualmente em regiões alternadas do nosso Brasil, com o objetivo de, por onde passar, deixar um caminho pavimentado com de boas ideias, iniciativas e motivação baseada nos benefícios que o uso da irrigação oferece. Em 2012, o CONIRD aconteceu em Cascavel - Paraná, que com um tradicional regime de chuvas, despertou para o uso da irrigação. E a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou intensamente das atividades científicas, técnicas e de campo. Este ano, é a vez do nordeste e o XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem acontecerá na microrregião oeste da Bahia e os preparativos já começaram com a mobilização da ABID - que o promove - e das associações de irrigantes, Prefeitura, Governo do Estado da Bahia e outras entidades que trabalharão em sinergia para promover o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental da região. 
O CONIRD 2013 contemplará cinco dias de atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio calçado na agricultura irrigada e atividades que englobam a aquicultura. Será realizado nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério entre os dias 13 a 18 de outubro de 2013. No dia 20 de fevereiro, reuniram-se com o prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário de Agricultura Renato Faedo, uma comissão de empresários e representantes de órgãos agroambientais para discutir sobre o XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID Helvécio Saturnino, José Cizino, diretor de meio ambiente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia- AIBA, José Olímpio, engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola- EBDA, Marcelo Nunes, superintendente de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Aquicultura e Pesca - SEAGRI. O prefeito Humberto Santa Cruz, destacou que “os agricultores no oeste da Bahia se importam como a água está sendo tratada” e ainda salientou que a agricultura empresarial vê a irrigação como um braço forte para o desenvolvimento da região, pois existe um período de seis meses sem precipitação pluviométrica. Representando a União dos Municípios do Oeste da Bahia - UMOB, Humberto Santa Cruz comentou também, que a organização está disposta a ajudar no que for necessário para o progresso da Região Oeste. Trabalhos científicos poderão ser enviados e apresentados e assim, fiquem atentos para participar consultando as informações disponibilizadas no sítio da ABID a partir de http://www.abid.org.br. Escute também sobre o CONIRD no Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada.

O First CIGR Inter-Regional Conference on Land and Water Challenges acontecerá em Bari (Italia), de 10 a 14 de setembro de 2013 e tem deadline em 31 de março de 2013 e será promovido pela CIGR (International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering) e CIHEAM - Mediterranean Agronomic Institute of Bari. O objetivo é apresentar e discutir as mais recentes descobertas no campo do uso sustentável dos recursos naturais em escalas diferentes e promover um melhor desenvolvimento da agricultura no futuro.

O II WORKSHOP EM IRRIGAÇÃO do Polo Juazeiro/Petrolina acontecerá de 18 a 22 de março de 2013 no Anfiteatro da UNIVASF (Campus Juazeiro - BA). A inscrição é gratuita pelo telofone (74) 2102-7622 ou e_mail cpgea@univasf.edu.br. O II Workshop em Irrigação é voltado para profissionais da área de agricultura irrigada (irrigantes, projetistas, engenheiros em geral, docentes e alunos). A organização é de Pedro R. F. Medeiros (UNIVASF), Luiz F. Campeche (IFPE) e Silva H. N. Turco (UNIVASF). Eis aí mais uma oportunidade de capacitação!

Too Hot, Too Wet, Too Dry: Building Resilient Agroecosystems é outro evento importante pela abordagem diferenciada e acontecerá de 5 a 8 de maio de 2013, no The Cornhusker Marriott Hotel, em Lincoln, Nebraska, Estados Unidos, promovido pelo Robert B. Daugherty Water for Food Institute at the University of Nebraska e The Bill e Melinda Gates Foundation.

Safra - produção - infra estrutura
A FSP (28/02/2013, p.A.2) em seu Editorial "Supersafra represada" destaca que a infraestrutura brasileira põe em risco distribuição e exportação de 185 milhões de toneladas de grãos e os portos são só a ponta de um iceberg de ineficiência. Começa assim... "A ninguém terá surpreendido a revelação, nesta Folha, da penca de irregularidades detectadas pela Presidência da República nas companhias Docas, estatais encarregadas de administrar 17 dos principais portos do país. Não é de hoje que se conhece a ineficiência dessas instalações, gargalo responsável por boa parte do custo Brasil. Só no governo Dilma Rousseff foram necessários aportes de R$ 1,2 bilhão do Tesouro para sustentar essas companhias. Elas afirmam que os recursos são usados para ampliar e melhorar os portos, mas não se vislumbram resultados práticos dos supostos investimentos." E avança assim... "Segundo o especialista em economia agrícola Marcos Sawaya Jank, o Brasil conta com silos para apenas 72% da safra de soja e milho, em contraste com 133% nos EUA (folga necessária para dar conta dos transbordos de cargas). Para que os grãos cheguem da lavoura ao porto, pagam-se aqui US$ 85 por tonelada, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais -enorme desvantagem diante dos US$ 23 nos EUA e dos US$ 20 na Argentina. No que respeita a armazenagem e transportes -rodovias em frangalhos, ferrovias insuficientes e hidrovias impraticáveis-, o governo federal mal se mexe. Parece ter despertado para a questão dos portos, com a liberalização prevista na medida provisória 595, mas enfrenta forte oposição na própria base de apoio parlamentar e sindical. Neste caso, não há dúvida sobre onde está o interesse nacional. A dúvida é se a presidente Dilma terá firmeza para ficar do seu lado. LEIA NA ÍNTEGRA!


Ensino
E a USP disponibiliza o e-Aulas com várias conferências e aulas que podem serem assistidas, inspirados em serviços já em uso por Universidades de grande reconhecimento internacional como a Harvard, Yale, Columbia, MIT e Princeton. O e-Aulas USP informa que este novo serviço expressa o reconhecimento por parte da Universidade de que uma de suas funções é a disseminação do conhecimento, permitindo que professores disponibilizem suas vídeo aulas, e que alunos acessem vídeo aulas de diversas disciplinas da USP. A motivação para o desenvolvimento e implementação do e-Aulas USP foi devido ao grande benefício que se observa com o consumo de objetos de aprendizagem em formato de vídeo disponíveis na Web, que tem demonstrado ser um grande aliado do aluno, que pode acessar este conteúdo de onde estiver. A UNESP Ilha Solteira através da Área de Hidráulica e Irrigação mantem o canal no YouTube com videos que envolvem a agricultura irrigada. Confiram também!

Disponível também o portal Veduca que abriga 4.700 vídeo-aulas, grande parte traduzida para o português, com conteúdos de Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology), NYU (New York University), Columbia, Michigan, Harvard, UCLA (Universidade da California, Los Angeles), Yale, Princeton, Berkeley e a australiana, UNSW, (University of New South Wales). Essa dica veio do blog W&D Consultoria em TI, que também vale a pena visitar com frequência. O canal EDUCAÇÃO no YouTube também tem muitos videos interessantes. Passe por lá!

E o Open Library disponibiliza mais de um milhão de obras em cerca de 50 idiomas para download ou leitura on-line nos formatos PDF, ePub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu. No acervo, é possível encontrar desde clássicos como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol, “Macbeth” de William Shakespeare e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes a publicações históricas de museus, universidades, instituições religiosas, além de textos jurídicos. Outro acervo que é rico também está na Funag - Fundação Alexandre de Gusmão.

Entretenimento
Grupo de Taikô - Ryukyo Koku Matsuri Daiko de São Paulo se apresentando em um condomínio em Pirassununga no dia 17 de março de 2013 é o vídeo que ilustra a nossa dica de entretenimento desta semana. Fundado na ilha de Okinawa, Japão, em 1982, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de manter viva a cultura e difundir a beleza e alegria do espírito uchinānchu (nativos de Okinawa). Este é o grupo de taiko (tambores) com o maior número de integrantes do Brasil. Mais do que um grupo de taiko, os jovens membros do Ryukyu Koku Matsuri Daiko possuem a missão de preservar a arte, a sabedoria e a cultura de seus ancestrais. O espírito de união, amizade e respeito é uma constante entre eles, que formam uma grande família. O Ryukyu Koku Matsuri Daiko está presente no Brasil desde 1998, trazido por Naohide Urasaki sensei, falecido em 2011. O nome traduzido significa literalmente "Tambores Festivos do Reino de Ryukyu". Reino de Ryukyu era a denominação dada ao conjunto de ilhas entre a China e o Japão que formavam um país independente. Em 1879, o arquipélago tornou-se província do Japão com o nome de Okinawa. O grupo Matsuri Daiko possui filiais em todo o Japão (não só na província de Okinawa) e em praticamente todo o continente americano, Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Bolívia, Brasil. No Brasil existem onze filiais do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, sete em São Paulo (Liberdade, Casa Verde, Vila Carrão, Guarulhos, Ipiranga e Campinas), duas ao sul, em Curitiba e Londrina, e as outras duas em Campo Grande e em Brasília, que representam a região Centro-Oeste. Veja mais fotos e video. Esta é uma homenagem aos tantos descendentes de japoneses que temos em nossa Faculdade. Nosso aluno André Reis que é Professor em Toquio escreve: "Embora Okinawa pertença ao Japão, a arquitetura, comida e o cantar é muito parecido com Taiwan. Naquela Ilha existe muita mistura de raças devido a guerra e colonizações, porém um povo de um coração sem tamanho. A comida não é das minhas preferidas, mas a música e a simpatia dos okinawanos conquistam qualquer um. Eles tem uma cultura bem peculiar e um pouco diferente dos japoneses. Mesmo em relação a música, eu diria que seriam o Olodum do Japão." Confiram!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características