Área de Hidráulica e Irrigação recebe visita dos alunos da FISMA - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Hoje dia 04 de junho de 2016 no período da manhã estivemos com a turma de 3º ano de agronomia da FISMA - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina. Os alunos vieram nos visitar com o objetivo de conhecer a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, as nossas ferramentas de trabalho e saber como trabalhamos com elas.

A Faculdade é jovem não formou sua primeira turma de Agronomia, mas a Professora Karen Narimatsu que os trouxe para a visita, pode mostrar bastante o conhecimento dos seus alunos na área de agrometeorologia. 

Iniciamos as atividades com as boas-vindas aos alunos no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação e em seguida o orientado do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e aluno da graduação Vitor Trinca apresentou a Área de Hidráulica e Irrigação e sua Extensão.

Vitor Trinca apresenta AHI e sua Extensão
Depois Daniel Noe falou com os alunos sobre as pesquisas aqui desenvolvidas e um pouco sobre a sua pesquisa e do sensoriamento remoto, apesar da complexidade do assunto isso não assustou os nossos visitantes. 

Daniel Noe apresenta as pesquisas e o sensoriamento remoto para os visitantes
Mariele, a nossa nova integrante já mostrou um pouco do seu potencial com a apresentação das estações agrometeorológicas e cada um dos seus sensores que registram as variáveis climáticas do Noroeste Paulista.

Mariele falando sobre a Rede de Estações Agrometeorológica e seus sensores
Logo em seguida Julia Trindade, também aluna da graduação e orientada do Prof. Dr. Fernando Tangerino mostrou aos alunos o Canal Clima da UNESP Ilha Solteira, a obtenção dos dados, como é feito o cadastro e onde estão localizadas as estações agrometeorológicas. 

Julia Trindade apresentando aos alunos o Canal CLIMA
Depois apresentamos o Laboratório de Hidráulica e Irrigação aos alunos, mostramos a estação compacta que está montada, o tanque classe A e partimos para o pomar da UNESP.

Vitor Trinca apresenta a estação agrometeorológica compacta
Na FEPE - Pomar foram mostrados e explicados todos os sensores, incluindo o heliógrafo - aparelho que mede o número de horas de brilho do sol ou insolação - que ainda está instalado para os alunos e também a Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira utilizada para o monitoramento climático e os seus sensores em funcionamento e que faz parte da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a sua parte visível.

Aluno manuseando o heliógrafo no Pomar da UNESP Ilha Solteira

Daniel apresenta o Data Logger e os sensores da estação 

Integração da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a turma de visitantes e alunos da FISMA. 
SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características