Chuvas atingem o Noroeste Paulista no final do inverno

Com o fim do inverno e quase entrando na primavera, que vai chegar no dia 22 de setembro, essa segunda-feira (19) começou com chuva e atingindo todo o Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. Já estamos na segunda quinzena do mês de setembro e chegando ao seu fim, mas com a precipitação abaixo do esperado, diferente do que foi o mês de agosto que se passou. 

   

Em todos os municípios a chuva ainda está abaixo do esperado de acordo com a média histórica. E em destaque encontra-se a estação Santa Adélia, localizada no município de Pereira Barreto que acumulou apenas 13% do esperado para o mês todo. 

Seguida por Populina que acumulou apenas 15% do que é esperado para setembro e Paranapuã que registrou até agora apenas 18% do volume esperado para esse mês de setembro. Após um longo período de seca e com culturas como o amendoim, feijão e milho indo para o campo esse mês, precipitações foram registradas hoje, mas com baixo volume de água. 



Hoje (19) o dia foi chuvoso na maior parte dos municípios monitorados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e com o maior acumulo de chuva o município de Marinópolis, 9,9 milímetros. 

Atingindo todo Noroeste Paulista a chuva em Ilha Solteira foi de 3,3 mm o que não é considerado um volume para recarregar o solo, pois apenas acima de 10 milímetros é adequado para a agricultura. Em Pereira Barreto na estação Santa Adélia registrou 9,4 mm e em Itapura o volume de chuva hoje foi de 5,6 milímetros

Chuva em Ilha Solteira às 14h
Serviços: 
Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho, acesse:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com

- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br

- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092

- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características