Confira como foi o IRRIGASHOW 2016 e o PodCast Exclusivo de hoje (08 de Setembro de 2016)

Quer saber um pouco mais de como foi o Irrigashow 2016? 



A maior feira de irrigação do Brasil entra em sua 6ª Edição, sendo realizada em Campos de Holambra  - também conhecido como Holambra II -, no município de Paranapanema (SP), é uma promoção da ASPIPP - Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha, Cooperativa de Holambra, produtores rurais e empresários do ramo, a IRRIGASHOW conquistou destaque em nível nacional na tecnologia de Irrigação de lavouras. Campos de Holambra se destaca no cenário agrícola por apoiado em sistemas de irrigação tipo pivô central preponderantemente - são mais de 300 equipamentos irrigando mais de 13 mil hectares -  e em menos de 30 anos deixou para trás o estigma de "corredor da fome" para se transformar em celeiro de produção de alimentos no Estado de São Paulo e distribuir tecnologia em agricultura irrigada para todo o Brasil. 

A 6ª IrrigaShow aconteceu nos dias 6 e 7 de Setembro de 2016, e o tema foi "Reservação - Garanta um futuro mais sustentável". Considerada uma das maiores feiras de negócios do Brasil, a Irrigashow contou com a presença de grandes palestrantes que trouxeram novidades, experiências, curiosidades e muito conhecimento à todos presentes no evento, chegando a 2000 o número de participantes como destacou no [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - a Engenheira Agrônoma Priscila Silvério Sleutjes, Secretaria Executiva da ASPIPP

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve presente com a palestra "A expansão da Agricultura irrigada e a importância da capacitação tecnológica para a sustentabilidade da produção de alimentos". Iniciou apresentando a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, fez uma análise da sociedade atual e da certeza de que novos desafios são impostos a todos e um deles é produção de alimentos para atender a demanda mundial. Recordou a sua participação no Irrigashow 2015 quando comparou a crise hídrica de 2001 com a de 2014/15 e discutiu a insegurança que vivemos e a necessidade de investimentos em infra estrutura hídrica, especialmente barramentos.

Na sequência o Professor Fernando Tangerino discutiu como a expansão da agricultura irrigada foi freada pela crise hídrica, as potencialidade para a agricultura irrigada e as diferenças entre as regiões sudoeste paulista onde o desafio é o uso racional da água, enquanto que o oeste paulista o desafio é expandir suas áreas irrigadas, mas em abas a busca por maiores valores de produtividade da água deve prevalecer e para isso a capacitação técnica aliada ao uso de novos sensores deve acontecer.

Potencial para a agricultura irrigada de acordo coma SENIR / ESALQ.



Dando sequência à sua apresentação lembrou que a compra de um sistema de irrigação deve ser técnica, baseada em elementos que configuram um equipamento ser classificado como um bom sistema, oq ue pode ser verificada pela a avaliação de desempenho do sistema de irrigação, fundamental para se aplicar água no momento e na quantidade adequada, ou seja, praticar o manejo da irrigção, finalizando então com a necessidade de ações conjuntas: monitoramento climático, uso de informações climáticas, produção e reservação de água na bacia hidrográfica e para isso sempre há necessidade de comunicação e convencimento para que no futuro possamos mitigar os efeitos da sazonalidade ou falta da água e ainda os Produtores de Alimentos serem reconhecidos com a importância de que fato merecem.

Diretoria da ASPIPP com os palestrantes do dia 6 de setembro de 2016.

Para conferir os melhores momentos, assista o vídeo exclusivo editado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.


[Pod Irrigar]

Para estar sempre bem informado, além deste Blog, confira outras edições do [Pod Irrigar] em http://podcast.unesp.br/podirrigar mantendo-se atualizado sobre a agricultura irrigada. Visite também os canais de comunicação oferecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características