Fim do inverno e dia da árvore

Estamos chegando ao fim do inverno, que sempre apresentou temperaturas elevadas na região, porém este ano o destaque da estação vai para o índice de precipitação. 

De acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da região, as chuvas marcaram forte presença em Ilha Solteira, onde o mês de agosto se destacou como o mais chuvoso desde 1992, porém a precipitação durante toda a estação superou em apenas 3 mm o esperado.

Quando analisamos o período do inverno (de 20 de junho até hoje) em todo o noroeste paulista notamos uma grande desuniformidade, enquanto no município de Ilha Solteira a precipitação foi de 81 mm, na barranca do Rio Grande, no municípios de Populina e Paranapuã choveu apenas 32 e 30 mm, respectivamente.


Fonte: Canal Clima
Já partindo para uma análise das temperaturas, este inverno foi pouco mais ameno que o de 2015, com as temperaturas médias variando 62 e 69,8 °C no município de Pereira Barreto (diferença explicada pela diferença de altitude das estações Santa Adélia e Bonança), 66,4°C em Ilha Solteira e 67,8°C em Populina.

Fonte: Canal Clima
Dia da árvore

Hoje dia 21 de setembro, também é comemorado o dia da árvore, este simbolo da natureza tão importante no nosso dia a dia, que entre outros, retém a água no solo, controlam a temperatura ambiente, melhoram a Umidade Relativa do ar.
Fonte: Pensamento Verde.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira já demonstrou que a diferença de temperatura entre uma área construída e uma área verde pode chegar á 3ºC  dentro do mesmo condomínio, enquanto que a nível de Bacia Hidrográfica a diferença entre uma Mata Densa e uma Área de Solo exposto pode variar até 10°C.

Serviços: 
Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho, acesse:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com

- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br

- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092

- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características