Temperaturas ultrapassam as marcas históricas de 2016 e a alta umidade potencializa a sensação de calor no Noroeste Paulista


Esta semana foi com certeza caracterizada pelas temperaturas mais quentes do ano. Logo na segunda-feira (17) foram registradas três temperaturas recordes, em 2016, nas estações agrometeorológicas de Ilha Solteira, Bonança e Santa Adélia, monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, marcando valores de 39,1ºC, 39,7ºC, 37,7ºC e 39,4ºC, respectivamente.

Na terça-feira (18) o tempo ficou nublado e foram registradas chuvas na maioria das estações, porém com valores menores a 10 mm, como mostrado no gráfico: 


As fracas chuvas trouxeram ainda mais calor para a região do Noroeste Paulista, e na quarta-feira (19), todas as estações, com exceção de Populina, ultrapassaram os valores históricos, e Ilha Solteira, Itapura, Marinópolis e Sud Mennucci destacaram-se marcando: 39,6ºC, 39,0ºC, 39,6ºC e 39,4ºC, respectivamente.

Depois do sufoco de quarta-feira as temperaturas ficaram mais amenas. Na quinta-feira (20), foram registradas chuvas na maioria das estações, mas apenas Ilha Solteira e Santa Adélia, localizada em Pereira Barreto, ultrapassaram a marca dos 10 mm, registrando 10,9 mm e 26,2 mm, respectivamente. 


Apesar das temperaturas terem sofrido queda, ainda, continua muito calor na região e devido as chuvas a umidade relativa do ar deslanchou.Todas as estações registram valores maiores que 90%, o que aumenta a sensação de calor.


A alta umidade e alta temperaturas são dois fatores que não combinam para a saúde do ser humano, pois reduz a eficiência do mecanismo natural de resfriamento, o que causa ainda mais desconforto térmico.

Então, fica a dica: Recomenda-se beber bastante água, usar roupas leves e ir com calma nos exercícios físicos. Tudo isso são recomendações que podem ajudar a enfrentar essa onda de temperaturas extremas em 2016 e ainda, levar uma vida saudável.

SERVIÇO:
- Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características