Ventos fortes atingem a região Noroeste Paulista e Dia do Engenheiro Agrônomo

Ontem, 11/10/2016, fortes ventos atingiram a região Noroeste Paulista. A máxima velocidade do vento ocorreu em Marinópolis, onde os valores chegaram a aproximadamente 40 Km/h, seguido de Paranapuã com ventos de até 37 Km/h.
A tabela abaixo relaciona os dados de máxima velocidade dos ventos adquiridos através da  Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP  Ilha Solteira   e disponibilizados no Canal Clima:

Velocidade máxima do vento - Fonte: Canal Clima
Ventos acima de 36 Km/h podem prejudicar as culturas agrícolas instaladas nessa época, principalmente culturas perenes, tais como Citrus e Florestas. Portanto, em tais regiões devem ter ocorrido danos às culturas agrícolas.
Além de ventos fortes, há relatos da ocorrência de chuva de granizo na região de Santa Fé do Sul.  O granizo também prejudica o desenvolvimento das culturas instaladas no campo, principalmente as que estão em fase inicial de desenvolvimento.

Chuva de granizo em Santa Fé do Sul
No entanto, há estações agrometeorológicas na região que registram mais de 30 dias sem chuvas maiores que 10 mm. Nessa situação estão as estações Bonança e Santa Adélia em Pereira Barreto que acumulam 37 dias sem chuvas, as estação Santa Adélia Pioneiros em Sud Mennucci e Ilha Solteira também estão nessa mesma situação, enquanto a estação Marinópolis registra 35 dias sem chuvas.

Dia do Engenheiro Agrônomo

No dia 12 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, profissional de extrema importância para a produção de alimentos, fibras e energia. Entre as atribuições da profissão estão a conservação dos recursos naturais, preservação do meio ambiente, irrigação e drenagem, produção e processamento de alimentos, manejo do solo, mecanização agrícola, comercialização, logística, enfim, habilidades que habilitam o profissional a atuar em diferentes áreas das cadeias produtivas da agropecuária.  Parabéns a todos os Engenheiros Agrônomos!

Serviços:
Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho, acesse:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar 
- Fan Page no FaceBook:https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características