Apresentação de novo integrante - Alexandre de Araújo Ascoli

Meu nome é Alexandre de Araújo Ascoli e sou natural de Campinas do Sul - RS, pequena cidade formada principalmente por colonos com descendência italiana. Como minha família sempre teve atividades no meio rural, tanto na pecuária como na agricultura, em 2002 comecei o curso de Agronomia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS em Cassilândia - MS. O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC foi realizado aplicando-se diferentes doses de Molibdênio em feijoeiro irrigado com pivô central, verificando-se os efeitos sobre a produtividade e a qualidade das sementes. Tive a oportunidade de ser orientado pelos professores Dr. Rogério Peres Soratto e Dr. Wilson Itamar Maruyama.
Concluindo o curso de Agronomia em 2007, fui trabalhar com lavouras de soja, arroz e milho e também atuei no setor de aplicação de herbicidas na cultura da cana de açúcar. Tive a oportunidade de trabalhar também no ramo hortícola, atuando tanto na produção como na comercialização.
Em 2012 comecei o Mestrado em Agronomia, percorrendo os primeiros passos em direção à Cátedra, atividade que considero privilegiada pela oportunidade de repassar conhecimentos e impactar na formação ética e profissional das pessoas. A Dissertação do Mestrado foi desenvolvida aplicando-se diferentes doses de bioestimulantes na cultura da pimenta malagueta, cultivadas em ambientes protegidos com diferentes níveis de sombreamento. Fui orientado no Mestrado pelo professor Dr. Flávio Ferreira da Silva Binotti.
Após concluir o Mestrado, em 2017 comecei o Doutorado na Universidade Estadual Paulista - UNESP, em Ilha Solteira - SP. Estou trabalhando sob a orientação do ProfessorDr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e vou atuar no manejo da irrigação e produtividade da água na cultura da cana de açúcar. Para tal, passei a integrar a Área deHidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, convivendo com um grupo depessoas afinadas na execução de tarefas e na busca de conhecimentos.
         Tenho um profundo respeito pela profissão de Engenheiro Agrônomo e espero poder honrar todas as contribuições realizadas pelo meu pai na profissão, tanto na assistência técnica como na área de comercialização de fertilizantes. Também espero com o meu trabalho servir de exemplo para o meu filho Rafael, também Engenheiro Agrônomo e que atua na área técnica em Usina de cana de açúcar no Estado de São Paulo e também ao meu filho Bruno, que também pretende trilhar os caminhos da Agronomia.
          Por fim, dedico também o meu trabalho a minha esposa Adriana, ao meu filho Guilherme, a minha mãe, a minha tia, aos meus irmãos, cunhados e sobrinho e aos meus muitos amigos, sempre presentes tanto nas minhas vitórias como nos meus percalços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características