Fortes intensidades de chuvas atingem a Região Noroeste Paulista

Chuvas com fortes intensidades tem atingido toda a Região Noroeste Paulista. Na tarde de domingo 21 de maio por voltas das 17:00 horas, as Estações Agrometeorológicas monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram altas intensidades. Na Estação Santa Adélia Pioneiros tivemos a maior intensidade com 130,8 mm/h, seguida da Estação Bonança com 97,2mm/h, depois pela Estação de Itapura com 61,2 mm/h, acompanhada de Paranapuã com 51,6 mm/h, Santa Adélia com 45,6 mm/h e Marinópolis com 43,2 mm/h.

Fonte: IPMET - UNESP (16:45 horas)


Altas intensidade de chuvas em solos expostos, sem sistema de conservação, causam grandes perdas por erosão. A camada agricultável do solo, onde se encontra a maioria dos nutrientes, está localizada nos primeiros 20 cm. Com as altas intensidades de chuvas essa camada do solo é transportada e levada para áreas mais baixas dos terrenos, causando assoreamento de córregos.


Zona rural de Marinópolis. (Recebido pela Internet).

Com a alta frequência dos grandes volumes de chuvas em um curto período de tempo, fica evidenciado que cada dia que se passa é mais importante investir em estruturas de armazenamento, retenção e barramento da água da chuva, cada vez mais robustas e resistentes. Não, somente na Zona Rural, também na Zona Urbana, muitas cidades da Região Noroeste Paulista não possuem infraestrutura de escoamento para esse grande volume de água pluvial.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características